sábado, 2 de maio de 2020

Coimbra reforça transportes públicos em 70% a partir de segunda-feira

Covid-19: Coimbra reforça transportes públicos em 70% a partir de ...
Coimbra vai reforçar, a partir de segunda-feira, a oferta de autocarros dos serviços de transportes públicos urbanos em cerca de 70%, anunciou a Câmara Municipal da cidade.
"A partir da próxima segunda-feira, dia 04 de maio, a Câmara Municipal de Coimbra vai reforçar a oferta de autocarros dos Serviços Municipalizados de Transportes Urbanos de Coimbra (SMTUC) em cerca de 70%", considerando a decisão do Governo de declarar situação de calamidade e definir "uma estratégia de levantamento das medidas de confinamento devido à covid-19", afirma a autarquia.
As medidas de contingência em prática "continuam em vigor e são reforçadas com o uso obrigatório de máscara de proteção em todas as viagens", sublinha a Câmara, num comunicado enviado à agência Lusa.
O estado de emergência -- que termina hoje -- provocou "uma redução abrupta do número de passageiros nos transportes urbanos", salienta a autarquia, que adequou a oferta à baixa procura (nos dias úteis a procura diminuiu para cerca de 10% da média registada nos dois primeiros meses do ano, que foi de 50 a 60 mil passageiros por dia, de acordo com dados dos SMTUC).
Agora, face à "estratégia de desconfinamento", anunciada na quinta-feira pelo Governo", a Câmara de Coimbra decidiu reforçar "em cerca de 70% a oferta", em relação à que "estava a ser praticada durante a vigência do estado de emergência".
Na prática, explicita a Câmara, passam a vigorar, na generalidade, os horários referentes ao período de férias escolares a partir da próxima segunda-feira.
Para garantir a segurança dos utentes e dos trabalhadores municipais, "são várias as medidas de contingência" que estão a ser adotadas e que "se mantêm em vigor, sendo reforçadas com o uso obrigatório de máscara de proteção em todas as viagens", sublinha.
Além disso, a venda de bilhetes a bordo dos veículos continua suspensa, devendo os utilizadores recorrer aos títulos de transporte adquiridos antecipadamente nas lojas SMTUC.
No início de cada viagem os utentes devem validar o passe e desinfetar as mãos com a solução disponibilizada em cada viatura, acrescenta a autarquia, indicando que a lotação será limitada a dois terços do número máximo de passageiros por veículo, para garantir "a distância de segurança" entre eles.
Entre as medidas de contingência para a covid-19 adotadas pelos SMTUC, de referir a instalação de "proteção para isolar o habitáculo do motorista", o reforço da limpeza e desinfeção das viaturas (designadamente com recurso a um produto que é "eficaz na eliminação do novo coronavírus") e a distribuição aos motoristas de equipamentos de proteção individual.
Já relativamente às lojas SMTUC, vão estar abertas as do Mercado D. Pedro V, do Parque Manuel Braga e de São José, em Coimbra, nas quais foram instaladas "barreiras de proteção em vidro nos balcões de atendimento ao público", e onde será limitada a presença simultânea de utentes.
Durante a primeira semana de maio, será entregue uma máscara aos utentes que carreguem os seus passes ou adquiram títulos de transporte naquelas lojas.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário