sexta-feira, 5 de junho de 2020

Tomada de posição

Câmara Municipal de Évora apela à reabertura das Extensões de Saúde das Freguesias Rurais do Concelho

Uma tomada de posição dos Eleitos da CDU que apela à reabertura das Extensões de Saúde das Freguesias Rurais do Concelho - dada a atual fase de desconfinamento – foi aprovada por unanimidade na reunião pública de 3 de Junho.

Esta tomada de posição relembra que no quadro das medidas de prevenção e combate à propagação da epidemia COVID-19 decretadas pelo governo, foram, em Março, encerradas as extensões de saúde das Freguesias Rurais do Concelho de Évora. 

Tendo em conta o contexto em que a população esteve sujeita a medidas de confinamento, em particular os chamados “grupos de risco”, e a sérias restrições à circulação, considera a Câmara Municipal de Évora (CME) que o encerramento destes serviços públicos se configurou como uma verdadeira suspensão do acesso à saúde para muitos cidadãos residentes nestas freguesias.

Desta forma, num momento em que o País retoma progressivamente a sua atividade económica e social, a CME considera que o acesso a cuidados de saúde de proximidade não pode ser posto em causa e apela às entidades competentes pela urgente reabertura de todas as extensões de saúde que foram encerradas, bem como pelo reforço dos seus meios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário