segunda-feira, 28 de setembro de 2020

Covilhã | JARDIM DAS ARTES RECEBE MERCADO ECO ÀS QUINTAS FEIRAS

A partir do dia 1 de outubro, entre as 16 horas e as 19 horas, o Jardim das Artes na Covilhã vai passar a acolher mais um dia de Mercado ECO, organizado pela Associação de Agricultura Biológica e AgroEcológica da Beira Interior (BioEco). 

Atualmente, já se realiza semanalmente o Mercado Eco (Eco Market) ao sábado, entre as 8 horas e 13 horas no Mercado Municipal. A forte adesão por parte do público covilhanense e a intensa procura por zonas de retalho sustentáveis, ecológicas e biológicas incentivou a organização a proceder a uma segunda prática semanal da atividade. 

A BioEco é uma associação que assume como principal missão o apoio a projetos relacionados ou interligados com as áreas da Agricultura Biológica e da AgroEcológica, enquadradas na economia local da Beira Interior. Pretende também dinamizar iniciativas pertinentes que possibilitem a sensibilização do público geral para a temática da alimentação saudável. 

Para além da sua vertente de divulgação, a associação providencia ainda ações de formação ligadas à Agricultura e Pecuária, no seu modelo de produção biológica, estimulando a criação de parcerias públicas e privadas que visam a promoção, qualificação e valorização dos produtos. 

Para o Vereador da Câmara Municipal da Covilhã, José Armando Serra dos Reis, a realização do mercado “potencializa uma aproximação entre os produtores regionais e os consumidores locais, através da criação de novos canais que facilitam a partilha de informação e o contacto com os produtos biológicos cultivados.” 

No Mercado Eco da Covilhã encontram-se disponíveis produtos sustentáveis, tais como legumes, verduras, leguminosas, frutos secos, cosméticos naturais, óleos essenciais e inclusive artigos artesanais. Os mercados são acompanhados de atuações musicais ao vivo, entre outras atividades de entretenimento e animação. 

O Mercado pretende também ajudar a mudar hábitos e mentalidades dos consumidores, dinamizando a economia local, instruindo o respeito pela terra, pelos animais e pelo meio ambiente. 

A Câmara Municipal da Covilhã, convida todos os munícipes a participar neste mercado mensal de produtos agrícolas locais, patente ao público todas as quintas feiras do mês entre as 16 e as 19 horas, no Jardim das Artes e todos os sábados do mês, entre as 8 e as 13 horas, no Mercado Municipal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário