quarta-feira, 9 de fevereiro de 2022

Porto |Cultura: Escola das Artes inaugura ciclo de aulas abertas com o curador brasileiro Luiz Camillo Osório


A Escola das Artes da Universidade Católica do Porto promove mais um ciclo de aulas abertas. A primeira sessão decorre já no próximo dia 17 de fevereiro, às 18h30. O convidado é o conceituado curador brasileiro, Luiz Camillo Osório, que falará sobre “Da virada antropológica nos anos 1970 à arte indígena contemporânea no Brasil”.

“Todos os anos a Escola das Artes debruça-se sobre os temas de maior relevância em torno das práticas artísticas contemporâneas. Nestas sessões públicas abertas à comunidade, os nossos alunos entram em contacto com artistas, curadores e pensadores que estão na vanguarda das suas respetivas áreas. Esta é uma dimensão fundamental para que no seu desenvolvimento artístico e profissional possam ganhar consciência sobre as discussões que marcam o meio artístico. Os nossos alunos crescem em diálogo com o meio artístico e preparados para criar trabalho de grande relevância.”, afirma o professor Daniel Ribas, coordenador do mestrado em Cinema da Escola das Artes.

Luiz Camillo Osório, o primeiro convidado deste ciclo de aulas abertas, tem um vasto currículo na área da Estética e da Filosofia da Arte. Além de ser diretor do Departamento de Filosofia da PUC-Rio e de se dedicar à pesquisa académica, também é crítico e um dos mais importantes curadores brasileiros. No âmbito da curadoria, desempenhou funções no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, no Pavilhão brasileiro, na Bienal de Veneza de 2015. Também, já assinou a coluna de crítica de arte nos Jornais O Globo e Jornal do Brasil. A Aula Aberta de Luiz Camillo Osório tratará de uma transição antropológica da arte brasileira nos anos 1970 e, de seguida, abordará a produção indígena contemporânea, ao longo do século XXI.

O programa das Aulas Abertas 2022 da Escola das Artes da Universidade Católica Portuguesa no Porto integra artistas, investigadores e ativistas de áreas e contextos distintos. Os encontros têm como objetivo contribuir para os debates contemporâneos que circundam as práticas artísticas e o pensamento crítico.

Entre fevereiro e maio, estão já confirmadas as aulas abertas com Ângela Ferreira (24 de fevereiro), Ulrich Baer (10 de março), Manthia Diawara (17 de março), Maka Lisboa (21 de abril), Rosangela Rennó (28 de abril), Filipa Lowndes Vicente (12 de maio), Jessica Sarah Rinland (19 de maio) e Marinho de Pina (26 de maio).

As Aulas Abertas são de entrada gratuita e realizar-se-ão no Auditório Ilídio Pinho todas as quintas-feiras (18h30), entre fevereiro e maio de 2022, na Escola das Artes, Universidade Católica Portuguesa.

AULA ABERTA COM LUIZ CAMILLO OSORIO
· 17 FEVEREIRO · 18H30
Entrada Livre
Escola das Artes da Católica
Rua de Diogo Botelho, 1327, 4169-005 Porto

Nenhum comentário:

Postar um comentário