quarta-feira, 15 de junho de 2022

Castelo de Paiva | NO PRÓXIMO DOMINGO ÀS 18 HORAS: JOANA ESPADINHA ACTUA EM CASTELO DE PAIVA COM CONCERTO NO PARQUE DAS TÍLIAS


No âmbito do ciclo Música em Cena, integrado no Festival Inventa, a artista Joana Espadinha vai actuar no Domingo, dia 19, ao fim da tarde ( 18 horas ) em Castelo de Paiva, num concerto agendado para o aprazível espaço do Parque das Tílias, em Sobrado.

Um forte pretexto para ouvir Joana Espadinha em Castelo de Paiva, uma das novas revelações do panorama musical português, um talento musical aliado ao talento para a escrita, uma outra paixão. A cantautora, com um estilo peculiar, lançou o seu primeiro disco que mistura Jazz com o Pop, Rock e Folk. A cantora estudou Direito em Lisboa, Jazz em Amesterdão e promete fazer a diferença com as suas canções.
A música floresceu na sua vida de forma casual, influenciada muito embora pelo cante alentejano, de raízes familiares, e também por vários estilos musicais - da música popular, ao pop, à música brasileira - e por cantautores de referência como: Jorge Palma, Zeca Afonso, Fausto, José Mário Branco ou os mais novos JP Simões e Manuel Cruz.

Este é um ciclo de concertos em que a palavra é o elemento central. Uma programação artística que promove a exaltação da língua portuguesa, convidando a música a elevar a escrita, num novo ciclo do Festival Inventa, traduzido numa proposta de programação exclusivamente de música produzida em Portugal e cantada em português, uma premissa que permite aos músicos prepararem um espectáculo em que a valorização das palavras e dos acordes criam momentos únicos de empatia e conexão entre a paisagem e o património.

Este ciclo de Música em Cena, com espectáculos ao ar livre e de entrada gratuita, apresenta uma selecção de artistas emergentes, uns em ascensão e outros com forte implementação no panorama musical português, valorizando a palavra como expressão artística multidisciplinar. Uma celebração dos cantautores, dos poetas e dos escritores musicais, complementando com a performance a solo e o espectáculo intimista, criando momentos raros de fruição entre a música, o poema e a paisagem.

Recorde-se que o Festival Inventa está a dinamizar, desde Maio de 2021, uma vasta programação cultural em rede, numa área geográfica correspondente a 14 municípios: Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Cabeceiras de Basto, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Mondim de Basto, Paços de Ferreira, Paredes, Penafiel e Resende.

Já foram realizados (ou estão em curso), no âmbito do Festival Inventa, os projectos Travessia do Rio (29 Maio 2021), Ciclo de Música ao Luar(Junho e Julho 2021), Filarmonia (Re)visitada (Novembro 2021 e Fevereiro 2022), Música em Comunidade (5 Março 2022), Ciclo de Circo Contemporâneo no Património (Março 2022), Ciclo de Performance Visual Musicada (Abril 2022), Em Cena para a Família (Maio e Junho 2022), A Festa - Projecto comunitário intermunicipal(Maio 2022), Escrita Guiada (Maio a Outubro 2022) e Escrita d'Aqui(Junho a Dezembro 2022).

Carlos Oliveira



Nenhum comentário:

Postar um comentário