terça-feira, 23 de agosto de 2022

Cantanhede | Completou 90 anos no passado sábado. Escritor e folclorista Carlos de Jesus Garcia homenageado pelo Município

 

O escritor, artista, artífice e folclorista Carlos de Jesus Garcia foi homenageado pelo Município de Cantanhede no dia em que assinalou o 90.º aniversário. A sessão decorreu na Biblioteca Municipal e contou com a presença de mais de 50 pessoas, entre familiares e amigos do aniversariante, que fizeram questão de se associar à singela, mas tocante homenagem prestada a esta figura singular da comunidade cantanhedense.

Na sessão estiveram o vice-presidente do Município, Pedro Cardoso, e Nuno Caldeira, presidente da União das Freguesias de Cantanhede e Pocariça, que dirigiram palavras de reconhecimento ao homenageado. Marcaram ainda presença o presidente da Assembleia Municipal, João Moura, os vereadores Sérgio Negrão e José Santos, bem como o presidente do Rancho Regional “Os Esticadinhos”.

Pedro Cardoso louvou o percurso cívico de Carlos Garcia e a contribuição humanista que este ofereceu ao longo da sua vida à comunidade, através das atividades artísticas e literárias em que se envolveu e das colaborações culturais que prestou a diversas instituições locais.

Carlos Garcia é um exemplo de cidadania ativa e participativa, de capacidade de trabalho e empenho em favor das causas em que acredita”, referiu, enaltecendo “todo o esforço que esta figura cantanhedense ímpar tem desenvolvido durante a sua vida, em diversos domínios públicos, sempre em prol da sua comunidade e da preservação da história e das tradições do concelho”.

No decurso da sessão foi exibido um pequeno filme biográfico de Carlos Garcia e alguns dos seus amigos fizeram questão de lhe prestar testemunho, nos quais não faltaram rasgados elogios ao homenageado. Na parte final da sessão, os presentes cantaram os parabéns ao aniversariante, que soprou as velas do bolo de aniversário.

Visivelmente emocionado, Carlos Garcia agradeceu “a sentida homenagem e a presença de tantos amigos que marcaram presença neste dia tão significativo.”

Após a sessão na Biblioteca Municipal, decorreu o almoço de aniversário organizado pela família, na qual marcou presença a presidente do Município de Cantanhede, Helena Teodósio.

Sobre Carlos Garcia

Carlos de Jesus Garcia nasceu em Cantanhede a 20 de agosto de 1932. Industrial de mobiliário até à reforma, em 2000, o seu percurso cívico e artístico foi vasto e variado. Integrou o grupo “Cursilhos de Cristandade” durante cerca de 40 anos, foi catequista durante duas décadas (de 1970 a 1990), participando na Celebração da Palavra e dando a comunhão aos doentes.

Foi um dos responsáveis pelo programa radiofónico “Rádio Conhecer para Viver”, de cariz religioso, emitido na Rádio de Cantanhede (1985) e realizou o filme/documentário “Nossa Senhora de Vagos”, em 1982, que retrata a lenda, as histórias e milagres desta Santa, a qual detém muitos fiéis devotos no concelho de Cantanhede.

Carlos Garcia pertence ao Rancho Regional “Os Esticadinhos” de Cantanhede e integra o seu Grupo Cénico. É de sua iniciativa a criação de um espaço para apresentar e preservar artefactos, usados outrora, na região de Cantanhede, a versão embrionária do que é hoje o Museu Rural e Etnográfico “Os Esticadinhos” de Cantanhede, do qual tem sido o seu maior coletor (e construtor de maquetas) de peças, responsável pela sua organização e manutenção, divulgador deste trabalho através de visitas guiadas a esta unidade museológica.

É autor de quatro publicações: Manta de Retalhos (2005); Cantanhede: memórias para o futuro (2006); Rancho Regional Os Esticadinhos de Cantanhede: Portugal: septuagésimo quinto aniversário: um pouco da sua história: 1935-2010 (2010) e Caminhos da vida em histórias da vida real: relato de factos e acontecimentos e poesias (2012).

É ainda da sua responsabilidade a transcrição, em 2012, de um Diário da guerra de França: 1914-1918, documento manuscrito legado ao Museu Rural e Etnográfico “Os Esticadinhos” de Cantanhede por um soldado do concelho.

Nenhum comentário:

Postar um comentário