quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Mais de mais de 7 500 quilos de amêijoa-japonesa apreendidos em Matosinhos

 
O Destacamento de Controlo Costeiro de Matosinhos, apreendeu na passada terça-feira, 7 520 quilos de amêijoa-japonesa na zona do grande Porto.
Durante uma ação de fiscalização rodoviária dirigida ao transporte de pescado fresco e de moluscos bivalves, os militares da Guarda fiscalizaram um veículo de mercadorias que transportava vários lotes de bivalves, onde se encontravam diversos sacos de amêijoa-japonesa que não tinha documentos de transporte validos e sem tamanho mínimo de referência exigido para ser capturada e comercializada.
O condutor do veículo, um homem de 39 anos, foi identificado tendo sido elaborados cinco autos de contraordenação  sendo estas infrações puníveis com coimas que podem ascender aos 37 500 euros.
Os autos foram remetidos para a Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).
A GNR afirma "que a captura, depósito e expedição deste tipo de bivalves, sem que sejam sujeitos a depuração ou ao controlo higiossanitário, pode colocar em causa a saúde pública, caso sejam introduzidas no consumo, devido à possível contaminação com toxinas, sendo o documento comprovativo da origem fundamental para garantir a rastreabilidade dos bivalves."

Imagem: Observador

Nenhum comentário:

Postar um comentário