sexta-feira, 9 de setembro de 2022

Museu Virtual divulga espólio arqueológico da Câmara de Évora

O espólio arqueológico à guarda da Câmara Municipal de Évora está agora à distância de um clique. Trata-se de um projeto de divulgação do património local, com disponibilização pública e acesso livre de modelos digitais de alta qualidade. O museu virtual pode ser visitado em https://sketchfab.com/MunicipiodeEvora

Após inventariação e acondicionamento parciais, o espólio está agora a ser alvo de um extenso registo digital por parte dos técnicos municipais. A partir de uma seleção prévia de peças relevantes para a compreensão da importância histórico-arqueológica do território, sucede-se um processo de registo fotogramétrico, possibilitando a criação de modelos tridimensionais de alta qualidade de cada um dos objetos inventariados. 

Com o objetivo de divulgação pública de todo o trabalho realizado, foi criado um espaço museológico virtual, com gestão municipal, interligando novas tecnologias com comunicação e educação para o património. Com o estabelecimento de uma colaboração com a plataforma SketchFab, é agora possível aceder a diversos modelos virtuais de várias dimensões patrimoniais eborenses, de forma dinâmica e interativa, estando acessível a partir da ligação disponibilizada acima. 

Em termos estratégicos, estamos na presença de um projeto de continuidade a longo prazo, com uma tripla vertente subdividida na componente de registo - assegurando-se a preservação do(s) legado(s) históricoarqueológicos-; a comunicação com a comunidade – com discurso adaptado a um contexto mais focado na utilização das novas tecnologias; e a estruturação de uma lógica museográfica, que se pretende evolutiva e inovadora, depurando a distância entre conteúdo e público.

Nenhum comentário:

Postar um comentário