domingo, 18 de setembro de 2022

Surf Spot Região de Coimbra. Surf e outras atividades num fim de semana em cheio na Praia da Tocha

 

A Praia da Tocha registou este fim de semana uma intensa animação com várias atividades no âmbito do “Surf Spot Região de Coimbra”, programa implementado pelo Município de Cantanhede, em parceria com a CIM - Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.

A abertura foi assinalada pelo vereador do Desporto, Adérito Machado, que na ocasião salientou “a importância da aposta no reforço da atratividade turística, processo que passa pela valorização das condições desta excelente zona balnear, como aconteceu este ano com a instalação de novos passadiços, a profunda requalificação do parque desportivo e a nova sinalética, entre outros aspetos, mas que tem de contemplar também o investimento em ações motivadoras para os veraneantes desfrutarem da melhor forma do seu tempo de lazer. Na sequência do programa de animação de Verão, esta iniciativa do Surf Spot Região de Coimbra é uma excelente forma de encerrar a época balnear”, afirmou o autarca destacando o "leque de atividades diversificadas para vários públicos-alvo”.

Acompanhado pelos vereadores Fernando Pais Alves, José Santos e Carlos Negrão, por José Manuel Cruz, presidente da Junta de Freguesia da Tocha, e por Graça Santos Silva, vice-presidente da Associação de Desenvolvimento, Progresso e Vida da Tocha, Adérito Machado dirigiu-se aos representantes dos parceiros locais, a quem agradeceu “o envolvimento ativo dos que assim demonstram estar verdadeiramente empenhados na dinamização da Praia da Tocha”. O autarca referia-se à Associação de Moradores da Praia da Tocha, Parque de Campismo da Praia da Tocha, Associação de Bodyboard Palheiros da Tocha, Ticket2Surf e os surf camps Dream Sea e Sea Natives, bem como a alguns restaurantes aderentes, neste caso com a emissão de vouchers de desconto para a ocasião.

No sábado, primeiro dia do evento, as atividades centraram-se nas atividades ligadas ao mar, com batismos de surf, surf adaptado e bodyboard.

Decorreram ainda sessões temáticas subordinadas ao tema “Surf Talks”, que reuniram representantes das quatro escolas de surf e bodyboard da Praia da Tocha, os quais refletiram sobre a segurança das atividades desenvolvidas. Todos convergiram na necessidade de alargar a época balnear, que este domingo chegou ao fim. A sessão foi moderada por Carlos Andrade, nadador salvador e coordenador do Plano Integrado de Assistência Balnear da Praia da Tocha, e contou com a participação de Brian Wirtz, Sam Aisthorpe, Rodrigo Côrte Real, Diogo Rodrigues e Abora Plasencia.

Realizou-se ainda uma ação dedicada aos "Aromas e Sabores Gandareses", promovida pela Confraria Gastronómica da Gândara. Foram intervenientes Ademar Tereso, Hélder Gonçalves, Jacinta Rodrigues e Manuel Ribeiro. O momento musical que se seguiu esteve a cargo de Manuel Ribeiro e Laura Nadine Santos (tocadora de concertina).

De referir que em paralelo decorreu, ao longo do fim de semana, o Festival da Sardinha Assada na Telha e Batata Assada n’Areia, organizado pela Associação de Moradores da Praia da Tocha, com o patrocínio do Município de Cantanhede.

Já este domingo realizou-se a competição TAG TEAM, para praticantes experientes nas modalidades de surf e bodyboard, além de batismos de surf, bodyboard, stand up paddle, e aulas de skate e surfskate.

Neste dia, as sessões temáticas foram dedicadas a sustentabilidade ambiental, refletindo-se sobre o problema da poluição nos oceanos e a importância de se promoverem boas práticas na orla costeira, assim como a limpeza das praias.

As intervenções estiveram a cargo de de Magda Sousa, da Universidade de Aveiro, e de Isabel Roque e Florbela Santos, professoras do Agrupamentos de Escolas Gândara Mar, e das alunas Sara Oliveira e Laura Mendes. O moderador foi Henrique Gonçalo, da Empresa Municipal Inova - EM.

Nenhum comentário:

Postar um comentário