O Dia Internacional da Eliminação da Violência Contra as Mulheres vai ser assinalado hoje, às 15h, pelo Município de Reguengos de Monsaraz com o evento “Homenagem às Irmãs Mirabal – Pinturas e Recital Musical”, por Angie Del Riego. Esta iniciativa vai decorrer na Igreja de Santiago, em Monsaraz, e terá a presença do Embaixador da República Dominicana em Portugal, Miguel Angel Prestol.
Angie Del Riego é pintora, cantora e compositora, tendo composto a música “Nombre Secreto: Mariposas”, para o documentário sobre as Irmãs Mirabal, que foram mortas no dia 25 de novembro de 1960 durante a ditadura de Rafael Trujillo na República Dominicana. Neste evento, a artista dominicana vai contar a história das irmãs Mirabal através dos seus quadros, mas também das músicas que vai interpretar juntamente com o músico reguenguense Sérgio Galante.
Angie Del Riego vai apresentar cinco obras a óleo sobre tela que retratam as irmãs Mirabal, intituladas “Mariposas de mi Tierra”, “Patria rodeada de flores”, “La pequeña mariposa de Ojo de Agua”, “El sueño de Minerva” e “Tributo a la 4ta Mariposa”. Estas pinturas fazem parte do projeto “Dança das Mariposas” e não estão à venda, no entanto poderão ser adquiridas reproduções em tela em alta resolução assinadas por Angie Del Riego.
A artista vai apresentar também o seu projeto de estampas em têxteis com detalhes de algumas das suas pinturas, como lenços e quimonos com a estampa da pintura “True to myself, la flor del flamboyán”, almofadas com a impressão das obras “Mariposas de mi Tierra” e “El sueño de Minerva” e bolsas com estampas dos quadros “La marchanta en el mercado” e La flor del flamboyán”.
Angie Del Riego tem patente desde 22 de outubro até 11 de dezembro outra exposição na Igreja de Santiago, intitulada “El Arte Y Musica de Angie Del Riego”. Nesta mostra, a artista dominicana expõe quadros a óleo sobre tela e desenho misto a carvão e lápis de cor. Um dos quadros que pode ser apreciado é “La marchanta en el mercado”, que foi selecionada entre duas mil obras representando 200 países para a exposição mundial da Organização das Nações Unidas na Expo 2015 em Itália.
Carlos Manuel Barão
Nenhum comentário:
Postar um comentário