Iniciativa da Câmara Municipal de Aveiro de ocupação de tempos livres “Vem aprender a programar” teve início esta semana
A Câmara
Municipal de Aveiro (CMA) lançou o projeto piloto “Vem Aprender a
Programar”, uma atividade de ocupação de tempos livres,
inteiramente dedicada à exploração da plataforma UBBU, a decorrer
durante todo o ano letivo 2022/23, com início a 18 de janeiro de
2023, na Casa Municipal da Cidadania.
O projeto “UBBU
- Literacia em Código”, inserido no programa de Educação STEAM
(Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), implementado
nos estabelecimentos de ensino do 1.º Ciclo do Ensino Básico do
Município de Aveiro, consiste numa plataforma que disponibiliza
blocos de conteúdos distintos para dotar crianças e jovens para as
competências do futuro, desenvolvendo as faculdades e os
conhecimentos básicos das ciências da computação, o raciocínio
lógico, a capacidade de resolução de problemas e a melhoria do
desempenho nas diversas áreas da educação STEAM.
Os 11 alunos do
2.º e 3.º ano do 1.º Ciclo do Ensino Básico da rede escolar do
Município de Aveiro, a frequentar esta atividade vão, ainda, ter
acesso aos conteúdos exclusivos sobre o Município de Aveiro, que
pretendem dar a conhecer a cultura e a história do município.
A promoção de
competências STEAM, que arrancou em 2019, em todas as Escolas desde
o 1º Ciclo ao Ensino Secundário, está já em execução em toda a
rede escolar do Município respondendo, assim, à estratégia
política da CMA em colocar a Educação como um dos pilares
fundamentais para a construção de um município baseado no
conhecimento, preparando as novas gerações com as competências
necessárias para o seu sucesso na nova era digital.
A estratégia de
Educação STEAM promovida pela CMA em toda a rede escolar do
Município, venceu o 1º Prémio Nacional da Edição de 2022 dos
European Enterprise Promotion Awards, na categoria “Investimento
nas Competências Empreendedoras”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário