A Casa-Museu Afonso Lopes Vieira, em São Pedro de Moel, foi alvo de reabilitação pelo Município da Marinha Grande, através de uma intervenção que representou um investimento superior a 70 mil euros.
Os trabalhos realizados visaram assegurar a adequada preservação material do património museológico e suprir patologias que decorreram da natural degradação dos materiais originais que constituem as fachadas, coberturas e cantarias do edifício residencial do núcleo da Casa-Museu Afonso Lopes Vieira.
Foi feita a repintura global de fachadas e muros exteriores, a revisão integral do revestimento de cobertura, a limpeza de cantarias e argamassas de reconstituição, a revisão de caixilharias exteriores com exposição direta ao mar, a repintura interior, a revisão da iluminação, entre outras ações.
A Casa-Museu, da autoria do arquiteto Raul Lino, foi oferecida, em 1902, pelo pai de Afonso Lopes Vieira como prenda de casamento, tendo sido a sua residência durante as estações mais quentes do ano. Atualmente, constitui-se um espaço museológico e cultural de referência concelhia, localizado sobre o areal da praia defronte do Atlântico, no coração de S. Pedro de Moel.
Este imóvel com caráter excecional é invocado por razões históricas próximas pela população residente e turística, tendo uma localização estratégica.
Nenhum comentário:
Postar um comentário