quinta-feira, 30 de março de 2023

MARINHA GRANDE CELEBRA INTERCULTURALIDADE

 O Município da Marinha Grande vai associar-se à Rede Europeia Anti-Pobreza (EAPN) Portugal promovendo a Semana da Interculturalidade, entre os dias 3 e 16 de abril, através de ações de informação e sensibilização que visam estimular o diálogo e a relação entre culturas e sensibilizar os cidadãos para a necessidade de uma sociedade intercultural.
Num concelho integrador onde, por exemplo, há cerca de 30 nacionalidades diferentes de alunos a frequentar os estabelecimentos de ensino, o Município pretende alertar para a importância da integração; da solidariedade; da não discriminação pela aparência, etnia, género ou nacionalidade; da igualdade; do respeito pela diferença e pela diversidade; ou da partilha e da inclusão, de forma a garantir uma cidadania mais inclusiva e mais igualitária.

A programação nacional pode ser consultada no site www.si2023.eapn.pt e resulta da parceria de diversas organizações, entidades públicas e privadas, do ACM – Alto Comissariado para as Migrações e da OIM – Organização Internacional para as Migrações.

Na Marinha Grande, a Semana da Interculturalidade integra as seguintes iniciativas:

“Interculturalidade - Um mundo na Marinha Grande”
Divulgação de documentários sobre a temática, nas redes sociais do Município e dos parceiros.
Organização: Município da Marinha Grande, Associação Coração da Ucrânia e Parceiros da Rede Social da Marinha Grande

“Há Pão Para Tod@s_Interculturalidade”
Desenvolver um encontro na casa de cada família onde se propõe falar sobre o percurso e história de vida (país de origem, vinda para Portugal, motivos, desafios, expectativas vs. realidade, etc) enquanto se prepara e cozinha o pão característico do seu país de origem.
Fazer recolha de receitas dos diferentes pães, para sua divulgação e proporcionar um encontro, num forno comunitário, entre o maior número de famílias participantes e outros parceiros e elementos das comunidades, onde seriam cozinhados os diferentes pães. Registo fotográfico e videográfico em todos os territórios que se associam a esta iniciativa para produção e realização do documentário “Há Pão Para Tod@s _ interculturalidade”.

Organização: União das Freguesias de Marrazes e Barosa (UFMB); Municípios de Marinha Grande, Ansião, Bombarral; ADILCAN; CLDS 4G; Associação de Bem-Estar e Ocupação de Tempos Livres de Pataias; CLDS4G (Re)nascer; Núcleo Distrital de Leiria da EAPN Portugal; Agrupamento de Escolas dos Marrazes; InPulsar; Centro Distrital de Leiria do ISS, I.P. de Alcobaça, Ansião, Bombarral, Leiria e Marinha Grande.


Nenhum comentário:

Postar um comentário