quinta-feira, 30 de março de 2023

Cantanhede | Pelo segundo ano consecutivo. PROVIDA hasteou bandeira verde eco-escolas

Uma aldeia inteira para educar uma criança”. Foi desta forma que, reunindo a comunidade educativa, decorreu o hastear da Bandeira Verde Eco-Escolas na PROVIDA – Associação de Desenvolvimento, Progresso e Vida da Tocha, cerimónia na qual o Município de Cantanhede esteve representado pelo vice-presidente Pedro Cardoso.

Estiveram igualmente presentes o presidente da PROVIDA, Maia Gomes, o presidente da Junta de Freguesia da Tocha, José Manuel Cruz, o representante dos Compartes e vereador da Câmara Munciipal, Fernando Pais Alves, assim como outros responsáveis destas instituições.

A PROVIDA é uma das 16 eco-escolas do concelho de Cantanhede a ver reconhecido o seu desempenho no ano letivo 2021/2022 – o que acontece pelo segundo ano consecutivo - não obstante a participação das suas crianças de jardim de infância e creche desde há 4 anos, bem como a envolvência de todas as outras valências desta Instituição Particular de Solidariedade Social e respetivas famílias.

O hastear da Bandeira Verde representou, deste modo, o reconhecimento do trabalho realizado pelos alunos da instituição em prol da preservação do planeta, sendo este o resultado da consolidação e da continuidade das ações sustentáveis com vista a um futuro melhor.

A sua continuidade, no ano letivo 2022/2023, está assegurada, estando, desde logo, a em execução um plano de ação, com iniciativas que envolvem a comunidade institucional e local, numa perspetiva de intervenção ativa.

O Município de Cantanhede congratula-se com a a implementação do programa Eco-Escolas na instituição, e a resposta qualificada dada pelos agentes educativos em parceria com a autarquia, sendo que este projeto reforça a consciencialização dos jovens relativamente à importância do respeito pela natureza e da preservação do meio ambiente.

Corroborando as intervenções das entidades presentes, com destaque para a reafirmação do compromisso do presidente da PROVIDA, Maia Gomes, com o plano estratégico de educação ambiental, o vice-presidente da autarquia com o pelouro da Educação realçou também “a importância deste programa enquanto projeto educativo que privilegia a Educação Ambiental, uma dimensão fundamental da educação para a cidadania. Este programa é uma oportunidade para promover os valores do desenvolvimento sustentável junto dos mais novos”.

Para o autarca, “a PROVIDA é um bom exemplo de uma instituição que tem feito um excelente trabalho em termos de educação ambiental e de envolvimento de toda a comunidade, pais e encarregados de educação, e outras instituições deste território. A presença significativa dos representantes dessas entidades neste hastear da bandeira é disso testemunho”.

Pedro Cardoso enfatizou ainda que “uma Eco-Escola é um agente de mudança, promotor de mais cidadania, e determinante para a consciencialização de que preservar o ambiente e salvar o planeta, a nossa casa comum, é uma tarefa de todos, uma responsabilidade de cada um, um compromisso coletivo. O que tem ainda maior relevância quando falamos da formação das gerações mais novas”.

O Eco-Escolas é um programa internacional, que se destina a todos os graus de ensino (do pré-escolar ao ensino superior), que segue uma metodologia participativa de construção da sustentabilidade, visando garantir a participação das crianças e jovens na tomada de decisões, envolvendo-os na construção de uma escola e de uma comunidade mais sustentáveis.


Nenhum comentário:

Postar um comentário