quinta-feira, 30 de março de 2023

Castelo de Paiva | Prova com três percursos possíveis. “PORTO GAIA GRANDFONDO” VOLTA A PASSAR POR CASTELO DE PAIVA

 Reabastecimento previsto para o centro da vila

 A exemplo do ano transacto, no próximo dia 2 de AbrilCastelo de Paiva vai receber a 2ª edição do 𝐏𝐨𝐫𝐭𝐨 𝐆𝐚𝐢𝐚 𝐆𝐫𝐚𝐧𝐟𝐨𝐧𝐝𝐨, um evento desportivo aberto a todos os entusiastas do ciclismo, com partida no Porto, chegada em Vila Nova de Gaia e passagens por Gondomar, Penafiel, Castelo de Paiva, Arouca e Santa Maria da Feira, sendo que, os mais de 1500 participantes inscritos podem escolher entre três percursos possíveis, de acordo com a quilometragem e o seu grau de preparação, nomeadamente o 𝐌𝐢𝐧𝐢𝐟𝐨𝐧𝐝𝐨 (58,3 km), 𝐌𝐞𝐝𝐢𝐨𝐟𝐨𝐧𝐝𝐨 (103,6km) ou 𝐆𝐫𝐚𝐧𝐟𝐨𝐧𝐝𝐨 (160,3km).

 

 

Já em 2022, o território de Castelo de Paiva tinha recebido esta importante jornada desportiva, mas nesta temporada, o Porto Gaia Granfondo volta a marcar presença no calendário velocipédico nacional, registando-se a partida no coração da cidade invicta e final junto ao quartel da Serra do Pilar, em Vila Nova de Gaia.

Mas o percurso da prova não se limita apenas a estas cidades separadas pelo Rio Douro, percorrendo também os concelhos de Gondomar, Penafiel, Castelo de Paiva, Arouca, Santa Maria da Feira, municípios que serão visitados no Granfondo, tornando este dia ainda mais intenso com tantos ciclistas nestas regiões.

Após a partida no centro do Porto, os ciclistas sobem ao longo do Rio Douro levando à primeira separação de percursos. O Minifondo, percurso mais curto e ideal para iniciantes, irá atravessar a Barragem de Crestuma, até ao topo da N222, local que será comum aos outros 2 percursos. Apesar da subida, será um percurso acessível para os menos preparados (58,3km e 897m de acumulado).

Já os participantes do Mediofondo, percurso intermédio, e do Granfondo, mais extenso e exigente, continuarão a subir o rio até atravessar a Ponte de Entre-os-Rios, sendo que, pelo caminho algumas subidas vão ficando para trás e fazendo a primeira selecção de ciclistas. É quando se atravessa a ponte que as verdadeiras dificuldades começam. Em direcção a Castelo de Paiva, onde vai acontecer no centro da vila, um reabastecimento e ligeiro descanso, o Rio Douro fica para trás para o Granfondo, mas não para o Mediofondo que irá serpentear no sentido contrário. Descidas bonitas onde se pode tirar partido de algumas das melhores estradas da região. O sobe e desce é constante, mas a paisagem compensa, e até Canedo existe uma subida de 4km deverá deixar as últimas marcas antes dos participantes começarem a dirigirem-se para VN de Gaia onde está a meta, completando-se o percurso de 103,6 km.


Por ultimo, nesta edição, o Granfondo ao chegar a Castelo de Paiva muda de trajectória em direcção a Arouca, pela freguesia de Real através da EN 224, percorrendo subidas mais acentuadas até ao Cruzamento da Cascavalhosa. É apenas uma distracção para o que ainda falta percorrer até terras de Santa Mafalda. O percurso junto ao Rio Arda vai encantar o pelotão, mas tudo o que desce, também sobe, sendo precisamente neste momento que, os ciclistas desta classe, vão ter de subir até à passagem por Escariz, e certamente, as subidas acumuladas e a distância começarão a fazer das suas. Felizmente os abastecimentos previstos irão providenciar o ponto de apoio perfeito para apontar ao que resta percorrer e prova volta ao território de Castelo de Paiva, pelas EM 504 e 503 até Pejão - Folgoso - Oliveira do Arda, onde se juntam novamente com o Mediofondo. Resta entrar na EN 222 e passar junto às antigas Minas do Pejão, e em Canedo, mas quem chegar até aqui, certamente conseguirá terminar esta  bonita experiência velocipédica, completando em Gaia, mais de 160,3 Km percorridos.

 Depois do campeão Miguel Indurain na 1ª edição, agora o padrinho da prova é outro. Com 130 vitórias no seu palmarés, incluindo um título de Campeão do Mundo de Fundo em 2018 e um triunfo na Vuelta de 2009, Alejandro Valverde é um dos mais respeitados ciclistas do pelotão internacional, inspirando diversos atletas com as suas performances e a sua simpatia, sendo que, o consagrado ciclista espanhol vai envergar o dorsal número 1 desta prova organizada pela Academia da Bicicleta Cândido Barbosa.

O perímetro urbano da vila será encerrado ao trânsito neste dia, sendo a mesma zona que normalmente fica condicionada por ocasião dos festejos anuais e dos grandes eventos que se promovem no centro de Castelo de Paiva, sendo que, o presidente da edilidade, José Rocha, congratula-se com a repetição desta passagem por Castelo de Paiva de um grande evento desportivo, que vai potenciar uma presença alargada de espectadores nos acessos à vila e arredores, numa jornada orientada para a valorização do ambiente que nos rodeia, evidenciando o objectivo de encarar a vida de uma forma mais saudável, com exemplos louváveis para uma vivência mais limpa e atractiva.

O autarca paivense referiu-se também que, esta será ocasião única de proporcionar aos visitantes uma oportunidade para redescobrirem a beleza paisagística do concelho e as suas pontencilidades turísticas, evidenciando o seu património histórico, a sua afamada gastronomia, a doçaria tradicional e o apreciado vinho verde.

Câmara Municipal de Castelo de Paiva apoia a realização desta prova no seguimento da política que tem sido desenvolvida no âmbito da atracção de provas desportivas que promovam o território e atraiam turistas e visitantes, sendo esta mais uma oportunidade de acompanhar uma prova desportiva de âmbito nacional, contando com a colaboração dos Bombeiros Voluntários de Castelo de Paiva GNR local.


Carlos Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário