segunda-feira, 1 de maio de 2023

Cantanhede | Imóvel está cedido à Associação Vespa Clube Paperinos. Antiga escola primária dos Olhos da Fervença vai ser reabilitada

 

O edifício da antiga escola primária dos Olhos da Fervença, na freguesia de Cadima, vai ser requalificada no âmbito de uma candidatura a fundos comunitários efetuada pela Associação Vespa Clube Paperinos - a quem está cedido o imóvel -, ao aviso de concurso “Renovação de aldeias” integrado no DLBC/Rural LEADER AD ELO (Associação de Desenvolvimento Local da Bairrada e Mondego), que financia pequenos projetos de investimento na preservação e conservação do património local e na renovação de aldeias.

A presidente da Câmara Municipal, Helena Teodósio, esteve na antiga escola, para a entrega simbólica do contrato relativo ao projeto de recuperação do edifício e destacou a disponibilidade do movimento associativo do concelho para participar na recuperação e dinamização do património municipal.
A requalificação destes imóveis é importante para as comunidades, não apenas pelo significado afetivo, mas também por permitir-lhes manter atividades e tradições que de outra forma seria quase impossível”, destacou a autarca, que elogiou a dinâmica dos dirigentes da Associação Vespa Clube Paperinos, a quem está entregue o edifício no âmbito de um protocolo tripartido com o Município de Cantanhede e a Junta de Freguesia de Cadima.
No futuro, é intenção da Associação Vespa Clube Paperinos criar um abrigo de apoio aos vespistas que participam em encontros de norte a sul do país.
Financiada a 80% por fundos comunitários, a intervenção tem um custo global de 24.565,62 € e visa dotar o edifício de melhores condições de conforto, com a colocação de nova caixilharia, substituição do piso em areia por piso em pavet e recuo do muro de vedação frontal, contribuindo dessa forma para um melhor ordenamento público da rua.

Paulo Cardantas

Nenhum comentário:

Postar um comentário