Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR 2023) inicia operações a partir de 15 de maio
Município de Figueiró dos Vinhos é detentor de uma infraestrutura aeronáutica “Heliporto de Figueiró dos Vinhos” sito no Cabeço do Peão mais conhecido por todos como CMA, iniciando o mesmo a sua operação no ano de 1996.
No seguimento da Autorização Especial de Operação ao abrigo do artigo 37ºA do DL nº 55/2010, para o Heliporto Municipal de Figueiró dos Vinhos obtido a 05 de Maio de 2022, e dando cumprimento ao previsto no artigo 88º do Regulamento 401/2017, de 28 de julho, existe a necessidade da realização de exercício à escala total bienal.
Assim, realizou-se pelas 15:00, do dia 12 de Maio de 2023, o Exercício à Escala Total, que visa testar procedimentos previstos no Plano de Emergência do Aeródromo e verificação da operacionalidade da equipa SBA (Serviço de Brigada de Aeródromos).
O referido exercício contou com a participação dos Bombeiros, ANEPC, GNR-UEPS, GNR, SMPC, Serviços Municipais e Diretores de outros Aeródromos como observadores.
O Município de Figueiró dos Vinhos, tem proporcionado a formação aos bombeiros que prestam serviço no heliporto, assim tem contratualizado com a Escola Nacional de Bombeiros a referida formação, contando com 14 elementos formados procedeu à entrega dos diplomas da última formação ministrada.
Refira-se ainda que o Dispositivo Especial de Combate aos Incêndios Rurais (DECIR 2023), contemplou o Heliporto de Figueiró dos Vinhos com um meio aéreo ligeiro, que entrará em operação a partir do dia de hoje (15 de maio), servindo de apoio no combate aos incêndios rurais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário