II Encontro
de Educação de Cantanhede juntou centena e meia de participantes
Professores
devem capacitar alunos para correta utilização das ferramentas
tecnológicas.
A presidente da
Câmara Municipal, Helena Teodósio, entende que “encarar
a leitura e a escrita na época do digital requer abordagens
orientadas para a maximização das vantagens da tecnologia digital,
que são várias, mas dando sempre o devido enquadramento aos
exigentes desafios da denominada era tecnológica”.
Ao intervir na
sessão de abertura do III Encontro de Educação de Cantanhede, que
decorreu no auditório do Centro Paroquial de S. Pedro e na qual
também intervieram José Soares, diretor do Agrupamento de Escolas
Lima-de-Faria, e Teotónio Cavaco, diretor do Centro de Formação de
Associação de Escolas Beira Mar, a autarca começou por
congratular-se com “a
conjugação de esforços e vontades que tornaram possível a
realização deste fórum”,
porquanto “favorecem a
implementação de estratégias mobilizadoras dos agentes
educativos”.
Sobre a
temática do III Encontro de Educação – leitura e escrita no
digital -, a presidente do Município deixou uma reflexão sobre as
vantagens e desvantagens do mundo digital.
“A
tecnologia digital trouxe o acesso a uma ampla gama de informações
e recursos que podem e devem ser explorados em benefício do processo
educativo, incluindo naturalmente as enormes potencialidades das
ferramentas de edição digital”,
referiu, alertando, todavia, para o enorme desafio que constitui
“impedir os alunos de se
evadirem no espectro digital”,
face à “dominação das
distrações que proliferam nos dispositivos eletrónicos, tais como
os jogos e as redes sociais”.
Perante centena
e meia de participantes, Helena Teodósio deixou claro que “um
dos grandes desafios dos professores e da escola é o desenvolvimento
de estratégias tendentes a capacitar os alunos para a leitura
crítica das informações e para a avaliação da credibilidade das
fontes, bem com para utilização das tecnologias para o êxito do
seu próprio percurso escolar”.
“Só assim
será possível prepará-los de modo a terem uma visão mais
realística da vida e do mundo e a não embarcarem na propagação da
desinformação”, concluiu.
O III Encontro
de Educação de Cantanhede contou ainda com uma conferência à
distância de Andreia Brites, subcomissária do Plano Nacional de
Leitura 2027, que deixou uma reflexão sobre “O criador-utilizador:
ferramentas digitais para promover a literacia e a leitura”.
A sessão
terminou com a apresentação de exemplos de práticas de leitura e
escrita com uso do digital nos agrupamentos de escolas do concelho de
Cantanhede.
As intervenções
estiveram a cargo de João Martins (AE Gândara Mar), Rui Abreu (AE
Marquês de Marialva) e Isabel Bernardo, Gabriel Simões e Mafalda
Mendes (AE Lima-de-Faria).
Nenhum comentário:
Postar um comentário