A 29.ª ExpoReg – Exposição de Atividades Económicas de Reguengos de Monsaraz vai decorrer de 12 a 15 de agosto no Parque de Feiras e Exposições da cidade. Neste certame vão estar 80 empresas, empresários e instituições a promoverem os seus produtos e serviços, a realizarem contactos e a concretizarem negócios.
Esta edição da ExpoReg vai ser dedicada à agricultura, empresas e comércio local. Para além das instituições, a exposição de atividades económicas integra empresas de bens e serviços de apoio à agricultura e de maquinaria agrícola, comércio de automóveis, de motas e de pneus, climatização e energias renováveis, atividades náuticas, artesanato, queijos, mel, gin, cerveja artesanal, pastelaria, olaria, informática, doçaria, imobiliário, bijuteria e cosmética, aromaterapia, vestuário, sapataria, manutenção de jardins, veterinária e produtores de vinho. O certame terá ainda em permanência a 26ª Exposição de Pecuária com dezenas de caprinos, equídeos, ovinos e bovinos de vários produtores do Alentejo.
A Cerimónia de Abertura da ExpoReg realiza-se no sábado, dia 12 de agosto, pelas 18h, prosseguindo com a visita aos expositores. Durante os quatro dias do evento, ao início da noite decorrerá a Expo + Jovem com a atuação de dj’s entre as 20h e as 22h no Anfiteatro do Parque de Feiras e Exposições.
Na primeira noite atua o DJ Mike del Mata, seguindo-se às 22h no palco principal o espetáculo com Pedro Mafama, que vai apresentar o seu segundo álbum que foi editado este ano, intitulado “Estava no abismo mas dei um passo em frente”, um disco de marchas, bailes e rumbas portuguesas com composições da sua autoria. Pedro Mafama lançou o primeiro disco em 2021, “Por este rio abaixo”, com participações de Ana Moura, Branko, ProfJam e Tristany.
À meia-noite inicia-se a largada de toiros na Zona das Largadas e à mesma hora no palco principal vão ouvir-se as misturas do DJ Grouse, que vai animar a pista de dança da ExpoReg. A partir das 2h, o DJ Raise, de Grândola, vai apresentar um set de música eletrónica para fechar a noite.
No domingo, dia 13 de agosto, o programa da ExpoReg integra às 8h o Co-drive Baja TT Solidária na Herdade das Areias. Neste dia, assim como na segunda-feira e na terça-feira, haverá batismos a cavalo e passeios a cavalo pelas 10h e às 18h, no Pavilhão Ramila, mas também passeios de charrete a partir das 16h na zona do picadeiro.
O Ciclo de Conferências sobre “Apoios e Incentivos a Empresas, Turismo, Comércio Local e Agricultura - Quadros Comunitários 20/30” inicia-se pelas 10h no Auditório Guadiana com José Manuel Santos, Presidente da Entidade Regional de Turismo do Alentejo e Ribatejo, que vai falar sobre “Investimento no Turismo do Alentejo – Apoios e Dinâmicas”. “Alentejo 20/30 – Apoios Empresariais” é o tema que vai ser abordado às 10h30 por Licínia Serôdio, Coordenadora da Equipa de Projeto de Sustentabilidade e Inclusão da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Alentejo.
Pelas 11h45, Paula Paulino, Diretora Executiva do Núcleo Empresarial da Região Alentejo vai explicar como se processa a “Elaboração de Candidaturas a Fundos Comunitários” e às 12h15, Marta Alter, Coordenadora do Grupo de Ação Local do Alentejo Central na Associação Monte ACE, vai falar sobre o “Grupo de Ação Local do Alentejo Central - Estratégia 20/30 - Novas Oportunidades”.
Também nesta manhã de domingo, pelas 11h, as crianças vão ter uma sessão de leitura assistida por cães intitulada “Os Sons das Cores”, pelo projeto Beijinha & Patinhas, que vai contar uma história sobre inclusão e terá como convidada a psicóloga clínica Isabel Pires, que fará uma abordagem centrada na exploração artística e sensorial. Beijinha & Patinhas é um projeto desenvolvido no âmbito das intervenções assistidas por animais, baseando-se na interação e no vínculo entre pessoas e cães para alcançar objetivos terapêuticos, educacionais e sociais, melhorando a sua saúde e a qualidade de vida. Às 18h será contada a história “O Nabo Gigante”, baseada num conto original russo recolhido por Alexis Tolstoi no século XIX que realça valores como a amizade, a união e a cooperação. Esta história será repetida no dia seguinte, também pelas 18h, com animação musical de Hugo Sofio.
O Picadeiro Municipal vai receber a partir das 18h30 o Concurso de Saltos Nacional – C com provas de escolas e provas federadas. A Expo + Jovem terá às 20h a atuação da DJ Miss Shy e pelas 22h sobe ao palco principal o grupo Adiafa, que lançou este ano um álbum para comemorar os 25 anos de carreira. Este grupo popularizou a música “As Meninas da Ribeira do Sado” e é atualmente constituído por José Emídio, Bernardo Emídio e Rúben Lameira. Na pista de dança da ExpoReg, à meia-noite poderá ouvir-se o set do DJ Pedro Monchique e a partir das 2h o DJ Brat.
No dia 14 de agosto, a Expo + Jovem terá às 20h o DJ Moonlight e no palco principal, às 22h, atua Ana Bacalhau. A cantora foi durante 10 anos a voz do projeto Deolinda e estreou-se a solo em 2017, tendo editado os álbuns “Nome Próprio” e “Além da Curta Imaginação”. Em 2022, Ana Bacalhau lançou o seu último single, “Orelhas Moucas”, produzido por João Só. À meia-noite haverá largadas de toiros na Zona das Largadas e no palco principal estará o DJ Jack Bass.
O programa do último dia da ExpoReg integra às 10h30 o Concurso do Rafeiro do Alentejo, que vai decorrer no Picadeiro Municipal. A Expo + Jovem terá às 20h o DJ Jonnym e às 22h sobe ao palco principal o grupo Rumo ao Sul, que vai interpretar músicas de rumba, flamenco e sevilhanas, acompanhadas por bailarinos.
Também pelas 22h realiza-se uma corrida de toiros em homenagem aos 45 anos de alternativa do cavaleiro João Moura. Na Praça de Toiros José Mestre Batista vão estar os cavaleiros João Moura, João Moura Jr., Miguel Moura e o amador Tomás Moura, que fará a sua apresentação ao público. Os forcados de Monsaraz e de Évora vão pegar toiros da Ganadaria de Joaquim Brito Paes. A fechar a ExpoReg, a partir da meia-noite, vão ouvir-se as misturas do DJ Dirty Lopez.
A ExpoReg tem entrada gratuita e o Pavilhão Multiusos vai estar aberto ao público no sábado das 18h às 2h, no domingo entre as 10h e as 2h, na segunda-feira das 17h às 2h e na terça-feira a partir das 10h até às 2h. Os pavilhões da Exposição de Pecuária estão abertos durante o evento entre as 18h e as 23h. A tradicional Feira de Santa Maria decorre na segunda-feira e na terça-feira.
Carlos Manuel Barão
Nenhum comentário:
Postar um comentário