O Município da Marinha Grande deu início, esta terça-feira, 9 de janeiro de 2024, ao Programa de Distribuição Gratuita de Fruta nos estabelecimentos do 1º Ciclo do Ensino Básico do concelho.
O arranque oficial da iniciativa aconteceu na Escola João Beare, na Marinha Grande, na presença do presidente da Câmara, Aurélio Ferreira; dos vereadores Ana Alves Monteiro e João Brito; do diretor do Agrupamento de Escolas Marinha Grande Nascente, Nuno Cruz; de técnicos do Município; de outros responsáveis e docentes do Agrupamento e de alunos daquele estabelecimento de ensino.
A implementação deste regime enquadra-se na Estratégia Nacional do Regime de Fruta Escolar e decorrerá até ao dia 28 de junho de 2024. Consiste na distribuição de duas peças de fruta por semana, aos alunos, às terças e quintas-feiras, durante os períodos letivos. Estão abrangidos os cerca de 1500 alunos do 1º ciclo do concelho dos três Agrupamentos do concelho.
Na entrega simbólica da fruta aos alunos da Escola João Beare, foi explicado que fruta, assim como os hortícolas, são uma fonte de vitaminas, minerais, fibra e água, pelo que é importante variar o consumo de fruta para conseguir uma maior diversidade de nutrientes. Todas estas substâncias estão relacionadas com um menor risco de desenvolver problemas de saúde, como determinados tipos de cancro, doenças cardiovasculares e diabetes tipo 2.
É amplamente reconhecido que a alimentação saudável em idade escolar é um dos fatores determinantes para o normal desenvolvimento físico e intelectual da criança, prevenindo assim doenças associadas à má alimentação, como a obesidade, pelo que o Município da Marinha Grande implementou esta medida, para promover o consumo de fruta nas crianças.
Gabinete de Comunicação e Imagem
Nenhum comentário:
Postar um comentário