sábado, 21 de fevereiro de 2026

Município de Águeda aprova mais de 1 milhão de euros para obras nas freguesias


Articulação com as Freguesias e uniões de freguesias define um vasto pacote de intervenções em todo o concelho

A Câmara Municipal de Águeda atribuiu, hoje, em reunião de Câmara, mais de um milhão de euros (1.035.209,77 euros) às freguesias, respeitante a um primeiro pacote de apoios para a realização de obras e projetos durante este ano.

Este apoio, através de Protocolos de Colaboração e Contratos Interadministrativos, refere-se às propostas para investimento para comparticipação financeira, parcial ou integral apresentadas à Câmara Municipal por 11 das 15 freguesias do concelho, em concreto Agadão, Aguada de Cima, Águeda, Belazaima do Chão, Borralha, Fermentelos, Macinhata do Vouga, Valongo do Vouga e as UF de Préstimo e Macieira de Alcôba, Recardães e Espinhel, Travassô e Óis da Ribeira.
Este primeiro volume de apoios inclui um conjunto alargado de intervenções nas áreas da requalificação de edifícios públicos, equipamentos coletivos, espaços exteriores, aquisição de terrenos e equipamentos operacionais. A estas verbas serão acrescentados os apoios a concretizar com as freguesias à medida que apresentarem as suas propostas para investimento.

Jorge Almeida, Presidente da Câmara Municipal de Águeda, afirma que este investimento “é um sinal claro da confiança do Município no trabalho desenvolvido pelas freguesias e da importância de uma atuação articulada”, sublinhando que os investimentos são definidos de acordo com as prioridades apresentadas por cada freguesia num “bom trabalho de parceria e cooperação com todas as nossas Juntas e Uniões de Freguesia”.

“Este apoio financeiro, alinhado com a disponibilidade financeira do Município para os investimentos que são realizados em todo o concelho, permite dar resposta célere e eficaz a necessidades concretas das nossas populações e reforçar a capacidade de intervenção das freguesias, sempre com critérios de transparência, equidade e interesse público”, declarou Jorge Almeida.

Trata-se de um apoio que reflete a estratégia municipal de reforço da cooperação institucional, na sequência de reuniões regulares com todas as freguesias, garantindo maior proximidade às populações, melhoria da qualidade dos serviços públicos e promoção da coesão territorial.

Entre os projetos apoiados, neste primeiro volume de investimentos, estão requalificações de sedes de juntas e auditórios, melhorias em parques infantis e cemitérios, execução de infraestruturas desportivas, aquisição de terrenos para equipamentos públicos e a compra de meios mecânicos de apoio à atividade diária das freguesias. O pacote inclui ainda a prorrogação de apoios já aprovados em 2025, permitindo a conclusão de obras em curso.

Após aprovação pela Assembleia Municipal e pelos órgãos das respetivas freguesias, os protocolos permitirão avançar com as empreitadas e aquisições previstas ao longo deste ano.

*Ana Sofia Pinheiro
Técnica Superior
Gabinete de Comunicação e Imagem



Nenhum comentário:

Postar um comentário