terça-feira, 26 de janeiro de 2016

Hora de Fecho: Fitch ameaça descer rating português

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
NOVO GOVERNO 
A agência de rating afirma que as previsões do governo quanto ao crescimento e ao défice podem ser demasiado "otimistas" e "irrealistas". E ameaça descer o rating perante um mau desempenho.
ENSINO 
O Ministério da Educação está a preparar um diploma onde vai regulamentar condições especiais de avaliação e frequência escolar para crianças com doenças oncológicas.
PARLAMENTO 
Cavaco não promulgou diploma sobre adoção invocando carta de "reputados juristas e professores de Direito". O que diz a carta? Que finalidade da adoção apenas permite filiação materna e paterna.
JULGAMENTOS 
O Tribunal da Relação de Évora confirmou o arquivamento o processo sobre a morte de seis jovens universitários na praia do Meco, revelaram familiares das vítimas que prometem recorrer para o Tribunal Europeu dos Direitos do Homem.
CASO BIAL 
Um protocolo que não identifica as datas de início nem as doses dadas aos grupos de toma múltipla é uma das críticas principais. Outra dúvida é o porquê da utilização de um placebo.
TRIBUNAL DE CONTAS EUROPEU 
Mais exigência a uns que a outros, contas ao défice dependiam dos países, ritmo de redução do défice sem regra. As críticas do Tribunal de Contas Europeu à Comissão são muitas. Portugal incluído.
TRIBUNAL DE CONTAS EUROPEU 
Bruxelas queria muito, mas o resultado ficou aquém. A culpa? Falta de ambição no desenho das reformas já durante o resgate, os chumbos do TC e as medidas que o Governo reverteu.
BANIF 
Ex-presidente do Banif denuncia os ziguezagues da Comissão e o volte-face do Banco de Portugal que em outubro fez a defesa "acérrima" do banco em Bruxelas para depois o vender em resolução.
PS 
O eurodeputado socialista vai lançar documento programático da tendência que se opõe aos acordos entre o PS e o Bloco de Esquerda e PCP. Documento servirá de base para discussão no congresso de junho.
CRISE DOS REFUGIADOS 
O parlamento dinamarquês votou favoravelmente a resolução que prevê o confisco dos bens dos refugiados. Esse é, entendem, um pagamento adequado pela sua estadia.
AMEAÇA DE BOMBA 
As escolas parisienses que foram alvo de ameaças de bomba já foram dadas como seguras. Os alertas foram levantados ao início da tarde. No Reino Unido aconteceu o mesmo às 14 escolas evacuadas,
Opinião

José Manuel Fernandes
Não duvido que António Costa pode ir salvando a pele, transformando derrotas eleitorais em vitórias temporárias e pessoais. Mas caminha cada vez mais entre ruínas – as ruínas do Partido Socialista.

Maria de Fátima Bonifácio
Desta eleição resulta o risco de se consumar uma injustiça histórica e de se vulgarizar da ideia de que em política vale tudo e de que paira acima de tudo: do bem e do mal, da honra e da desonra.

Maria João Avillez
Dois pesos e duas medidas, ou a esquerda ancorada no seu pior, intolerante face à vitória de um opositor e do seu programa, mesmo que altamente sufragada pelo povo (mas há o povo “deles” e o outro).

Laurinda Alves
Para os fumadores só há dois medos mortais: ter cancro e parar de fumar! Como têm tanto medo de um como de outro, perpetuam o impasse por não conseguirem decidir qual dos dois travar primeiro.

Alexandre Homem Cristo
António Costa, que não quis Maria de Belém e tolerou Sampaio da Nóvoa, pensa que ganhou com Marcelo – acha que o tem na mão e que este é a sua alma gémea política. Rapidamente se aperceberá do engano.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário