quinta-feira, 24 de março de 2016

Emergência médica preparada para responder a cenário de atentado, diz ministro

Imagem:publico
Adalberto Campos Fernandes considera que Portugal tem “um dos melhores Institutos de Emergência Médica a nível internacional”.

O ministro da Saúde garante que as estruturas portuguesas de emergência médica estão preparadas para responder a situações graves, como os atentados de terça-feira, em Bruxelas, que causaram 31 mortos e 300 ferido.

Adalberto Campos Fernandes disse esta quarta-feira, em Coimbra, que Portugal tem “um dos melhores Institutos de Emergência Médica a nível internacional” e que o INEM tem um plano específico para o terrorismo e outras situações graves.

“Naturalmente que em situações de contingência extrema e com a gravidade daquela que verificámos em Bruxelas, não há país que consiga responder a todas as necessidades em tempo adequado, porque a natureza do acto terrorista é não prevista e descontrolada. Mas nessa matéria temos a maior confiança nas estruturas de emergência médica”, sublinha o ministro da Saúde.

Adalberto Campos Fernandes falava na Universidade de Coimbra (UC), à margem da sessão de tomada de posse da direcção e do conselho estratégico do Centro Académico e Clínico de Coimbra do Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra (CHUC)-UC.

O ministro anunciou que vai ser criado, em breve, um Conselho Nacional dos Centros Académicos Clínicos.

A apresentação formal está marcada para quinta-feira e vai contar também com o ministro da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor, que destaca a importância da criação daquele conselho para coordenador os centros académicos clínicos.


Fonte: rr.sapo.pt

Nenhum comentário:

Postar um comentário