sexta-feira, 29 de abril de 2016

PJ FAZ BUSCAS NOS ESTALEIROS DE VIANA E NO MINISTÉRIO DA DEFESA


 
ENVC
A Polícia Judiciária está a conduzir buscas nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) e no Ministério da Defesa esta sexta-feira.
De acordo com a Renascença, a Polícia Judiciária está a realizar oito buscas em Viana do Castelo, Lisboa, Porto, Aveiro e Torres Vedras, no âmbito da “Operação Atlantis“.
Expresso refere que as buscas no Ministério da Defesa se devem à procura de documentação da antiga Direção Geral do Armamento (atual Direção-Geral dos Recursos de Defesa) sobre a anterior gestão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, e adianta que não há detidos.
Segundo um comunicado, as autoridades investigam a “eventual prática dos crimes de administração danosa, corrupção e participação económica em negócio no âmbito da gestão de estaleiros navais situados no norte do país”, nomeadamente pela anterior administração dos estaleiros.
“Em causa estão fatos relacionados com a subconcessão dos Estaleiros Navais de Viana” à Martifer, assim como “a venda do navio Atlântida” à Douro Azul, refere o comunicado.
Correio da Manhã especifica que o estado terá sido lesado em mais de 30 milhões de euros com o negócio com a Douro Azul, realizado durante o Governo de Pedro Passos Coelho quando José Pedro Aguiar-Branco era ministro da Defesa.
Observador acrescenta que também estão a ser levadas a cabo buscas à empresa Douro Azul, do empresário Mário Ferreira, que comprou o navio Atlântida ao Estado e o terá vendido ao dobro do preço a uma empresa norueguesa.
A operação está a ser conduzida pela sua Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC), no âmbito de um inquérito dirigido pelo Departamento Central de Investigação e Ação Penal do Ministério Público, e estão no terreno 30 inspectores da PJ, cinco procuradores do DCIAP e dois magistrados judiciais.
ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário