quinta-feira, 19 de maio de 2016

Igualdade não significa igualação

O HOMEM NA SOCIEDADE
35 – Igualdade não significa igualação
 
«A igualdade fundamental entre todos os homens deve ser cada vez mais reconhecida, uma vez que, dotados de alma racional e criados à imagem de Deus, todos têm a mesma natureza e origem; e, remidos por Cristo, todos têm a mesma vocação e destino divinos» (G.S. nº. 29).

Todos os homens são criaturas de Deus, qualquer que seja o seu grau de cultura, qualquer que seja o seu estado de desenvolvimento fisiológico. Todos os homens beneficiam dos méritos da Redenção de Cristo, qualquer que seja a sua religião. Todos os homens são destinados à Beatitude, qualquer seja, entretanto, o seu comportamento moral livre…

Todavia, repare-se que nem no céu haverá igualdade. Cada um receberá, conforme os seus méritos, mais ou menos glória, ainda que todos sejam plenamente felizes. Enquanto estamos sobre a terra, sabendo que a felicidade não se compra na farmácia nem se encontra no prazer efémero e amargo, devemos criar condições para que cada um possa construir a sua própria felicidade duradoira e verdadeira.


Por Ferreira E. Silva
Princípios de uma antropologia, Pagª. 47, 2ª. Edição


Não tenhas duas vidas, não mostres duas faces. Sê o mesmo em toda a parte e em todas as circunstâncias. Sê responsável. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário