quinta-feira, 19 de maio de 2016

Valter Hugo Mãe conversa com leitores na Biblioteca Municipal de Albergaria-a-Velha


O escritor Valter Hugo Mãe está amanhã, pelas 21h00, na Biblioteca Municipal de Albergaria-a- Velha, no âmbito do ciclo “Conversa com…”. A entrada é livre.

Nascido em Angola em 1971 e radicado em Vila do Conde, Valter Hugo Mãe é um dos mais destacados autores portugueses da atualidade. É licenciado em Direito e pós-graduado em Literatura Portuguesa Moderna e Contemporânea. Antes de enveredar pela carreira de escritor, Valter Hugo Mãe foi editor, sendo um dos fundadores da Quasi edições e da Objeto Cardíaco.

O reconhecimento público veio em 2007, com a atribuição do Prémio Literário José Saramago pelo livro “O Remorso de Baltazar Serapião”. Assina obras como “O Apocalipse dos Trabalhadores”, “A Máquina de Fazer Espanhóis” – Grande Prémio Portugal Telecom da Literatura, nas categorias de Melhor Livro do Ano e Melhor Romance do Ano, em 2012 – e “A Desumanização”, cuja edição na Islândia chegou rapidamente ao primeiro lugar do top de vendas. A obra de Valter Hugo Mãe está também publicada no Brasil, Alemanha, Espanha, França e Croácia.

Para além de romances, já escreveu diversos livros ilustrados para crianças, entre os quais “Quatro Tesouros”, “O Rosto” e “As Mais Belas Coisas do Mundo”. A sua poesia está reunida no volume “Contabilidade”.


Valter Hugo Mãe partilha a paixão pela escrita com outras artes. É vocalista e letrista da banda rock “Governo”, que editou o EP “Propaganda Sentimental”, tendo também escrito letras para Paulo Praça, Mundo Cão e Osso Vaidoso. Realizou uma exposição individual de desenhos, em 2007, e apresentou um programa de entrevistas no Porto Canal, em 2012. É um dos protagonistas do filme “O Sentido da Vida”, de Miguel Gonçalves Mendes, realizador do documentário “José e Pilar”. Atualmente, está a preparar um novo romance.

Nenhum comentário:

Postar um comentário