terça-feira, 19 de julho de 2016

360º - O "vai e vem" de cartas na economia, a receita do Deutsche Bank para os bancos e terrorismo na Alemanha

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaUm refugiado afegão de 17 anos atacou com um machado e uma faca os passageiros de um comboio na Alemanha depois de gritar “Allahu Akbar” (“Deus é Grande”). Feriu quatro pessoas, três em estado grave, e foi abatido pela polícia. Trata-se de um migrante que entrou na Alemanha sem os pais. As autoridades descobriram que ele tinha no quarto uma bandeira do Estado Islâmico.

Mais notícias preocupantes: nas vésperas dos Jogos Olímpicos, um grupo brasileiro declarou a sua lealdade ao Estado Islâmico. Rita Katz, diretora do SITE, um grupo norte-americano de informações sobre jihadismo, afirma que é a primeira vez que surge uma mensagem como esta vinda da América do Sul.

A mulher de Trump diz que ele é "bondoso e carinhoso.Como conta o João de Almeida Dias, que viu tudo esta madrugada, o momento mais aguardado do primeiro dia do "Trump Show" na convenção republicana foi o discurso de "uma mulher estrangeira com sotaque estranho e um texto a resvalar para o delicodoce". Melania, apresentada como a próxima primeira-dama, elogiou o marido mas já foi acusada de ter plagiado um discurso de (imaginem só) Michelle Obama.

O Sporting foi goleado por 5-0 num jogo de preparação.Do outro lado estava o campeão holandês, PSV Eindhoven. O clube já sofreu 14 golos em quatro jogos no estágio que está a fazer na Suíça.

Informação relevanteOntem foi o dia das cartas. O governo respondeu finalmente à Comissão Europeia depois da ameaça de sanções. O ministro das Finanças garantiu que tem cativaçõesprevistas para o caso de existir uma derrapagem este ano. E assegurou que o esforço estrutural em 2017 será maior do que o previsto. António Costa continua a garantir que não há plano Bnem medidas adicionais.

A segunda carta é sobre a Caixa Geral de Depósitos. Foi finalmente conhecido na íntegra o texto enviado pelo BCE à administração da CGD sobre os atuais problemas do banco. O Governo garantiu ao Observador que as "conversações" com o Banco Central Europeu permitiram, entretanto, resolver todos os problemas. Quanto aos nomes da nova administração, o Negóciosescreve que ainda estão em Lisboa e não foram avaliados pelo BCE.

A terceira carta também é sobre a Caixa. A TSF revela esta manhã a carta de demissão da administração da CGD, onde José de Matos diz ter apresentado um plano de recapitalização que não precisava de dinheiro do Estado (algo que, de resto, era pedido na carta do BCE).

Mas a banca europeia tem mais problemas. Além da CGD e dos bancos italianos, também o Deutsche Bank tem visto a sua solidez ser posta em causa, mas agora, num relatório de 37 páginas enviado aos seus clientes, dá a sua fórmula para acabar com a instabilidade. O Edgar Caetano explica-a aqui.

À meia-noite de hoje, o Observador divulga a lista completa de vagas no ensino superior. Até lá, vai publicar vários artigos para ajudar a pensar quem está agora a tomar decisões importantes. No artigo "Saltar de curso em curso em busca da verdadeira vocação", a Marlene Carriço conta a história de Jorge, Sebastião, Pedro e José, que entraram num curso e a meio decidiram mudar. Não se arrependeram.

O Presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, faz de legislador, de investigador, de acusador e de juiz: em entrevista à CNN, avisou que a pena de morte é o castigo indicado para os autores da tentativa de golpe de sexta-feira. Já há muitos milhares de pessoas detidas ou afastadas dos cargos que ocupavam.

Já hoje de manhã, Rui Ramos escreve no Observador um artigo de opinião sobre "o fracasso da Europa na Turquia": "O golpe de Estado de sexta-feira na Turquia aconteceu num regime que é um golpe de Estado permanente, mas a Europa preferiu condenar o golpe que durou 4 horas, em vez do golpe que dura há 14 anos".

“Estou orgulhoso do que fiz. Eu droguei-a, primeiro, e depois matei-a. Ela trazia desonra à nossa família.” Oirmão de Qandell Baloch, uma estrela das redes sociais no Paquistão (que alguns comparam a Kim Kardashian), matou-a e não se arrepende. Segundo ele, “as mulheres nasceram para ficar em casa”.

Os nossos Especiais

Agora que estão a começar os Jogos Olímpicos, Bruno Vieira Amaral conta uma história extraordinária.Adhemar Ferreira da Silva foi a maior glória olímpica do Brasil e foi também músico, actor e escultor. Conheça a sua vida aqui.

Notícias surpreendentes

O Pokemón Go já provocou o aparecimento dos PokéStops, locais onde é possível apanhar monstros. Em Portugal há vários, mas três, ligados ao futebol, chamam a atenção: o estádio da Luz, o estádio do Dragão e a Loja Verde, do Sporting. Os clubes mostraram os seus monstros no Twitter.

Por falar em coisas viciantes: estes são os 50 jogos que mais horas nos ocuparam. Vão do Mortal Kombat ao Pac-Man e de certeza que já perdeu muitas, muitas tardes com alguns deles.

Porque é que as estátuas gregas clássicas têm pénis tão pequenos? Um grupo de investigadores desenvolveu agora uma teoria sobre o assunto. Tem tudo a ver com "moderação".

Se tem a certeza de que sabe conduzir, então este teste é para si. Confira lá se hoje em dia ainda era capaz de passar num exame de código (mas não faça batota).

As fotos foram todas tiradas por drones, bem lá do alto.São os vencedores do terceiro prémio anual do Concurso Internacional de Fotografias com Drones e vão deixá-lo com vertigens.

Agora que já está bem informado, pode começar mais um dia de trabalho ou de férias. Nós vamos estar aqui no Observador, sempre a atualizar as notícias - que hoje só acabam bem tarde, à meia-noite, com os dados sobre as vagas no ensino superior.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário