terça-feira, 19 de julho de 2016

GRUPO BRASILEIRO DECLARA APOIO AO DAESH A MENOS DE UM MÊS DO RIO 2016


 
Anúncio do grupo brasileiro vai fazer rever as medidas de segurança para os Jogos Olímpicos, competição que acontece no mês de agosto no Rio de Janeiro.
Um grupo extremista brasileiro declarou lealdade ao Estado Islâmico e criou um canal no serviço de mensagens instantâneas Telegram, avançou hoje a especialista Rita Katz, da SITE Intelligence Group.
Segundo a especialista norte-americana da organização que monitoriza atividades terroristas na Internet, citada pela imprensa, esta é a primeira vez que uma organização anuncia uma aliança com o Daesh na América do Sul e declara submissão ao líder do grupo terrorista, Abu Bakr al-Baghdadi.
No Telegram, o grupo, auto-designado Ansar al-Khilafah Brazil, destacou que “se a polícia francesa não consegue deter ataques dentro do seu território, o treino dado à polícia brasileira não servirá em nada”.
O grupo referia-se ao apoio que serviços de informações internacionais têm oferecido ao governo brasileiro na prevenção de ataques terroristas durante os Jogos Olímpicos 2016, que se realizam no Rio de Janeiro de 5 a 21 de agosto.
Rita Katz escreveu, na rede social Twitter, que o grupo está a aproveitar o momento para espalhar aideologia extremista antes da maior competição desportiva no mundo.
Em junho, a Agência Brasileira de Inteligência (ABIN) confirmou que estava a monitorizar um conjunto de pessoas que comunicam em português num grupo do Estado Islâmico no Telegram.
O grupo tem a designação de “Nashir Português”, numa referência à agência de notícias onde os extremistas publicam os seus manifestos, a Nashir News Agency.
Contactada pela agência Lusa, a ABIN disse que não vai fazer qualquer comentário a respeito da informação divulgada esta terça-feira.
Depois do ataque de quinta-feira em Nice, no sul de França, que fez 84 mortos e 202 feridos e que foi reivindicado pelo EI, o governo brasileiro informou que vai rever as medidas de segurança para os Jogos Olímpicos.
/Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário