domingo, 28 de agosto de 2016

Porque existem as federações? $$$$$$

Opinião
 Desde à muito tempo que pugnamos pela abolição dos subsídios do IPST ás federações.
Não há qualquer justificação plausível que justifique essas entidades usufruírem de uma verba que não vai em nada contribuir para o aumento de dadores para a dádiva de sangue, mas sim para essa verba ser consumida num forrobodó cada vez mais crescente visto que cada vez são premiados com valores monetários sem nada fazerem a não ser para alimentarem passeios em território nacional e estrangeiro e gastronómicos que nada tem de matéria valida para a dádiva de sangue, mas sim para que alguns elementos pulem como nababos do Dubai, de folha em folha numa flor meia seca, à conta desses subsídios.
É tempo ou mais que tempo, das entidades responsáveis rever a legislação, e eliminar essas benesses às federações.
É tempo de como sempre dissemos serem as suas federadas a pagar quotas e não viverem à sombra da bananeira.
Ainda à dias numa reunião com dirigentes de outras instituições, foi abordado este tema verificando-se que as federações usufruem sem nada fazerem, mais do que está previsto, quando à associações que sobrevivem da benemérita ajuda de alguns cooperantes.
Está provado que qualquer das federações tem como federadas algumas associações fantasmas, outras inactivas e ainda outras federadas em ambas as federações, pelo que nessa situação engrossam o número de federadas dando assim para efeitos de subsídio uma vantagem enganosa da qual se aproveitam mas que o IPST tem a responsabilidade de alterar.
São situações destas que levam a que muitos dirigentes se desmotivem e se afastem do associativismo da dádiva.
As Associações e Grupos são as entidades próximas dos dadores, assim como secções de dadores dos bombeiros, dos lions, dos rotários, e escuteiros entre outros, que trabalham no terreno todos ou quase todos os dias acabam por ser os que mais fazem pela dádiva, mas também os mais desfavorecidos como de filhos ilegítimos se tratem.
Resultado de imagem para frases sobre dizer o que pensa
É tempo de terminar esta discrepância e acabar com esta situação de favorecimento a esses dois clubes de amigos que dão pelo nome de federações.
As associações são avaliadas na sua facturação todos os anos e se algum valor não estiver enquadrado na lei que regula a candidatura, embora realizado a favor da dádiva de sangue são de imediato notificadas para a sua devolução ao IPST, no entanto é desconhecida a directriz que devia avaliar os gastos das federações como combustíveis, alimentação, estadias, viagens e afins.
Conhecemos bem as federações e sabemos como funcionam, só um verdadeiro forrobodó e sem controlo, é possível desbaratarem os milhares de euros que lhes são atribuídos anualmente.
É tempo de pôr fim a esta vergonha, basta de oportunismo pois de outra maneira poderá ser tempo de avançar com uma petição para a Assembleia da Republica a solicitar a mudança da legislação que permite esta aberração. É tempo.

Por José Passos
Presidente da Direcção da Ass. Dadores de Sangue
do Distrito de Viana do Castelo

Fonte: A Gota de Sangue | Volume 08, edição 10 Agosto de 2016

_____________________

INFORMAÇÃO SEM FRONTEIRAS!

Nenhum comentário:

Postar um comentário