sábado, 17 de setembro de 2016

Pedro Costa recebe prémio de honra em festival de cinema em Espanha

Resultado de imagem para Pedro Costa recebe prémio de honra em festival de cinema em Espanha

O realizador português Pedro Costa vai receber em Outubro um prémio de honra no Festival de Cinema Nuevas Olas, em Santander, Espanha, onde "Cavalo Dinheiro" será o filme de abertura.

Na programação, o festival descreve Pedro Costa como "o realizador português contemporâneo mais importante e um autor de culto a nível internacional", um "cineasta radical e comprometido", que receberá em Santander o Prémio de Honra Nuevas Olas.
Pedro Costa estreia este mês o filme "Cavalo Dinheiro" em várias salas espanholas, mas fará a apresentação em Santander, na sessão de abertura do festival, a 01 de outubro, seguindo-se um encontro com o público para falar sobre o percurso no cinema. No dia seguinte dará uma "masterclass".
"Cavalo Dinheiro" soma vários prémios internacionais, entre os quais o de melhor realizador em 2014 no Festival de Locarno e melhor filme no Festival de Melbourne, Austrália. Já teve estreia comercial em Portugal, Estados Unidos, Japão, México, Reino Unido ou Alemanha.
Pedro Costa nasceu em Lisboa em 1959 e assinou a primeira longa-metragem, "Sangue", em 1989, que teve estreia mundial em Veneza.
Fez ainda filmes como "Casa da Lava", rodado em Cabo Verde, e "Ossos" (1997), "No quarto da Vanda" (2000) e "Juventude em marcha" (2006), três filmes que se inserem na chamada "trilogia das Fontainhas", numa referência ao bairro, já demolido, e aos habitantes.
"Cavalo Dinheiro" é protagonizado por Ventura, o cabo-verdiano que entrou em "Juventude em Marcha".
"Onde Jaz O Teu Sorriso?", sobre o o trabalho de Danièle Huillet e Jean-Marie Straub, "Ne Change Rien", com e sobre a actriz Jeanne Balibar, são outros filmes de Pedro Costa.
O Festival Nuevas Olas cumpre a sexta edição de 01 a 08 de outubro em Santander, na sede cultural da Fundación Caja Cantabria.

Lusa


Nenhum comentário:

Postar um comentário