quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Por quem rezou Freitas? (e o PS, contra austeridade nos partidos)

Enquanto dormia
 
David Dinis, Director do Público
27 DE OUTUBRO DE 2016
Bom dia!
Preocupado com o Deutsche Bank e a banca italiana, o banco central de Inglaterra pediu detalhes sobre a exposição do sistema financeiro do país a estes potenciais problemas, noticiou o Financial Times. Esta manhã, o banco alemão apresentou os resultados deste trimestre - e surpreendeu toda a gente: foram positivos.
A Europa esperou fumo branco da Bélgica, nomeadamente que um milagre desbloqueasse o acordo UE/Canadá. Justin Trudeau não marcou viagem para Bruxelas, aguardando uma (segunda) resposta da Bélgica, depois do "não" da Valónia. A madrugada, porém, não deu grandes motivos para marcar a viagem.
Itália procurou os feridos e suspirou de alívio. Os dois sismos da noite passada foram fortes, mas não provocaram mortes. Mas, atenção, há localidades praticamente destruídas.
Joy for José, José Mourinho. O treinador português deu um pontapé na (sua) crise de resultados, vencendo o Manchester City de Guardiola. O David Andrade viu o jogo e diz que a vitória não foi brilhante, mas muito saborosa.
O tema do dia
O PS não quer cortes definitivos no financiamento dos partidos. A Assembleia debate hoje cinco projectos sobre o assunto - e só faltava saber o que defendiam os socialistas. E estes preferem a ideia do PAN, que só quer manter o corte durante dois anos, transitoriamente. Curioso: PSD, CDS, PCP e BE, num raro momento de sintonia, querem um corte definitivo (o que nos leva a pensar que é possível que o PS acabe por perder a votação, pela primeira vez esta legislatura).
Para ficar com uma ideia dos custos dos partidos, a Leonete Botelho mostra-lhe aqui as contas: o ano em que se bateu o recorde foi... o ano em que a crise começou a sério.
O nosso Editorial é dedicado ao tema - e o Vítor Costa deixa mesmo uma ideia aos partidos: ouçam o ministro Vieira da Silva, sff.
E o que há mais?
Uma entrevista a Freitas do Amaral, feita pelo PÚBLICO e pela RR. E o que é que ele diz? "Pensei em José Sócrates. E rezei por ele". Sim, Freitas defende Sócrates de um processo que diz ser um mau exemplo para a justiça portuguesa. Mas fala também dos "muitos sapos" que Bloco e PCP têm engolido (garante ele).
Falando em Sócrates, o ex-primeiro-ministro apresentou António Costa como "um líder em formação". Foi ontem, numa entrevista à TVI a propósito do seu livro sobre o carisma dos grandes líderes.
Mais uma notícia: o dono da Barraqueiro ameaça abandonar passes sociais nos transportes. Humberto Pedrosa, o homem que tem agora parte da TAP, exige uma solução ao Governo até final deste mês, noticia a Raquel Almeida Correia. As compensações pagas pelo Estado aos privados voltam a dar polémica, ao que não ajudam os pareceres contraditórios das Finanças.
E outra (notícia nossa): o Governo quer entregar a gestão de florestas sem dono a empresas. A proposta sairá do Conselho de Ministros de hoje, inteiramente dedicado ao problema dos incêndios, e prevê também que os terrenos sem dono acabem no banco de terras do Estado, como explica aqui a Mariana Oliveira.
Sobre o Orçamento de 2017: diz o Jornal de Negócios que o custo das horas extra vai disparar nas empresas públicas (aqui, ganhou o PCP). Sobre o retrato geral, e apesar dos (já habituais) comentários de Schauble, a verdade é que Portugal deve escapar à exigência de novas medidas (para já, pelo menos). E quem é que não está convencido? Passos Coelho, isso mesmo (“O país está pior, mas as pessoas ainda não estão conscientes”, disse o líder do PSD no Conselho Nacional de ontem). E é aqui que encaixa o João Miguel Tavares: "É difícil ser de direita em Portugal", garante ele.
Quanto à CGD, parece que os socialistas ficaram incomodados com o silêncio de António Domingues. Carlos César diz ao jornal i que as declarações de rendimentos são para entregar (como quem diz que a lei é para cumprir). 

E que tal um mapa pelo resto da actualidade?

A partir de Janeiro já pode pedir a carta de condução online, conta-nos o JN.
A propósito de estradas: metade dos novos radares não estão a funcionar, diz o DN. 
Ora veja quem se pôs a caminho: o histórico veleiro Santa Maria Manuela, que vai a caminho do Oceanário, agora que foi vendido ao dono do Pingo Doce. A história é do PÚBLICO.
E quem é que não se faz à estrada? 12 equipas da zona do Porto, que preferem perder por falta de comparência a jogar contra o Canelas, equipa com fama de entrar a pés juntos sempre que entra em campo. A história está no JN.
Na estrada, mas de Cuba, está Marcelo. O Presidente reuniu-se com Fidel (veja lá) precisamente no dia em que a ONU aceitou o fim do embargo. A Eunice Lourenço (enviada da Renascença e do PÚBLICO) conta-lhe o roteiro das emoções.
Hoje é importante...
Há uma greve dos seguranças nos aeroportos portugueses. Se tiver viagem marcada, o melhor é ir mais cedo.
A primeira votação para o novo Governo de Espanha, onde se espera que Rajoy não ganhe - mas abra caminho à vitória. Quem vai votar contra hoje é Pedro Sánchez: o ex-líder do PSOE diz, no entanto, que sábado "é outro dia". Ontem foi o dia em que Rajoy responsabilizou a oposição pela estabilidade futuraE diz o Jorge Almeida Fernandes: "O Governo minoritário cria muito mais problemas ao PSOE do que ao PP".
Em maré de resultados, para além do Deutsche Bank, também a Vollkswagen mostra as suas contas (veremos a dimensão do buraco provocado pelo escândalo). Mais contas? Sim, do Barclays, BBVA, Telefónica, Amazon e Alphabet.
Com esperança num acordo renovado, o Presidente da Colômbia (agora Nobel da Paz) volta a negociar com o Exército de Libertação Nacional, o grupo que mais sequestros faz no país. A ver se é desta.

Só mais um minuto: 

"Mamma mia, here they go again": os ABBA vão voltar a reunir-se, prometendo uma "nova experiência digital". E já faz 30 anos que eles não se juntavam para tocar em público.
Uma pergunta que me assalta: "Há quanto tempo é que não faço eu o jantar?" Hoje arranca uma campanha pela conciliação da vida familiar e profissional - e pela partilha das tarefas domésticas. Os números, que não mentem, provam que as elas trabalham muito mais do que eles.
E agora pergunta ele: vale a pena trabalhar 8 horas por dia? Este textofoi um dos nossos mais populares de ontem. I wonder why... 
Se conseguir sair a horas, a minha recomendação é que vá ouvir a PJ Harvey esta noite. Parece que ela tem coisas muito importantes a dizer (outra vez).
Fica aqui o meu desejo de um dia bom. Aproveite o calor, ele não deve demorar muito por cá. E vá passando por nós. Sempre.
Até já!

Nenhum comentário:

Postar um comentário