quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Município de Albergaria-a-Velha lançou hoje o novo Portal SIG

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha apresentou hoje o novo portal SIG – Sistemas de Informação Geográfica. O lançamento decorreu na primeira edição do OSGeo Meetup, um evento que reúne dezenas de técnicos municipais de todo o país e especialistas em sistemas de informação geográfica.

Presente na abertura do OSGeo Meetup, o Presidente da Câmara deu conta da importância e necessidade do serviço SIG do Município, que funciona na Divisão de Planeamento, Gestão Urbanística e Requalificação Urbana. “As pessoas não têm a noção da importância do SIG, é um serviço que é solicitado por todas as outras divisões porque em qualquer momento é preciso saber o quê e onde é que se está a licenciar; tudo passa pelo SIG”, referiu António Loureiro.

O Autarca referiu que Albergaria-a-Velha “deu o salto que as autarquias vão ter que dar, que é a utilização de software livre”. O novo portal, disponível no endereço sig.cm-albergaria.pt, funciona numa plataforma de software livre e agrupa um conjunto de informação geográfica sobre o Concelho de Albergaria-a-Velha. Com mais facilidade na consulta, já é possível aceder a um considerável número de informações de ordenamento e de planeamento, que vai crescendo à medida que o portal é atualizado.

Através do site, os utilizadores podem elaborar e imprimir as plantas obrigatórias para a instrução de processos de licenciamento, consultar diversos planos municipais relacionados com a gestão do território e conhecer os pontos de interesse e a rede de equipamentos desportivos, sociais e de ensino do território, entre outras opções.

O lançamento oficial do site no OSGeo Meetup insere-se no tema do encontro , que é “SIG Open-Source nas Autarquias”. Ao longo do dia, na Biblioteca Municipal, estão a ser divulgados projetos que utilizam tecnologias, dados e padrões abertos na área de sistemas de informação geográfica e discutida a forma como podem ser aplicados nos Municípios. O OSGeo Meetup é organizado pela OSGeo-PT – Associação de Software Livre para Sistemas de Informação Geográfica e conta com a parceria da Câmara Municipal e o apoio da Junta de Freguesia de Albergaria-a-Velha e Valmaior.

O Município de Albergaria-a-Velha tem vindo a adotar sistemas de software livre, como é o caso do Arquivo Municipal (arquivo.cm-albergaria.pt), alcançando poupanças significativas em licenciamento de programas, garantindo a sua manutenção e possibilidade de migração de dados para outras plataformas.

_______________________




Nenhum comentário:

Postar um comentário