quinta-feira, 27 de outubro de 2016

360º -- Quem é o (alegado) escritor fantasma dos livros de José Sócrates? E Pedro Dias, pode o vizinho simpático ser um assassino implacável?

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
...  A terra voltou ontem a abanar fortemente no centro de Itália e é tempo dos primeiros balanços. Apesar do susto, os dois sismos (5.5 e 6.1) não fizeram vítimas mortais (apenas alguns feridos). Mas voltaram a abalar Amatrice, foram sentidos em Roma Roma, L’Aquila, Perugia, Terni, Nápoles e Florença e deixaram o rasto de destruição que se vê nestas fotos.

Hoje à tarde há debate sobre o tema no Parlamento, mas já se sabe que o PS rejeita o corte definitivo no financiamento dos partidosOs socialistas só concordam com a manutenção dos cortes para já, não com reduções para sempre. Há sete propostas (nenhuma do PS ou dos Verdes) em discussão e votação.

Outro tema do dia, a ser aprovado no Conselho de Ministros. Os terrenos agrícolas e florestais sem dono vão passar para o EstadoA não ser que sejam devidamente registados até final do ano
O custo com as horas extra nas empresas públicas pode disparar em 2017. Culpa de uma norma no Orçamento que faz regressar o pagamento do trabalho extraordinário aos valores do antigo Código do Trabalho, escreve o Jornal de Negócios.

É uma boa notícia desta manhã. Os alunos portugueses têm vindo a melhorar o desempenho no PISA aproximando-se da média da OCDEO maior responsável por esse progresso é a escola. Foi esta a conclusão a que chegaram o Conselho Nacional de Educação e a Fundação Francisco Manuel dos Santos.

Esta parece ter graça, mas é um assunto muito sério. 12 equipas do Porto preferem perder por falta de comparência e pagar 750 euros de multa do que jogar com o CanelasO nível de agressividade da equipa é de tala ordem que os adversários têm medo. A história é do JN.

Outra informação relevante

Quem é Domingos Farinho, o homem que o Ministério Público entende que é o verdadeiro autor dos dois livros de José Sócrates? O Luís Rosa traçou-lhe o perfil. O professor da Faculdade de Direito de Lisboa tem uma vida que dava um filme (ou um bom livro): foi baleado seis vezes no Brasil e sobreviveu para contar a história.

Sócrates que ontem deu uma entrevista. Foi na TVI. O ex-primeiro-ministro falou sobretudo sobre o seu novo livro“O Dom Profano – Considerações sobre o Carisma”, e pouco sobre política ou o processo judicial em que é o principal suspeito. Mas teve tempo para um conselho a Marcelo e uma consideração sobre Costa, um "líder em formação".

Quem também deu uma entrevista e falou de Sócrates foi Freitas do Amaral. Ao Público e RR, Freitas disse que não visitou Sócrates na prisão, mas rezou por ele. O ex-líder do CDS e ex-ministro do Governo PS, comentou também a 'geringonça', afirmando que Bloco e PCP "engolem muitos sapos".

Desta vez não houve descontextualização, nem más traduções. Wolfgang Schäuble disse mesmo o que queria dizer. Mas nas novas considerações sobre Portugal, o o ministro das Finanças alemão falou apenas de política: "Portugal estava a ser muito bem-sucedido até entrar um novo Governo, depois das eleições", opinou.

Mas se de Berlim vêm críticas negativas, de Bruxelas os sinais são tranquilizadoresO comissário para os Assuntos Económicos afirmou que o OE “parece cumprir os critérios”. Pierre Moscovici explicou que Comissão quer apenas que o Governo especifique de forma mais precisa as medidas que tenciona tomar.

Além dessas precisões, Centeno também terá de dar explicações aos eurodeputados para evitar o congelamento de fundosA audição deverá acontecer a 8 de novembro.

As pensões (e os recibos verdes) foram o tema principal daaudição de ontem de Vieira da Silva no Parlamento.Num debate crispado, o ministro jogou o mesmo trunfo que Mário Centeno na véspera. Acusou o anterior Governo de ser o responsável pelas injustiças no sistema de segurança social.

O PSD ignorou a acusação e contra-atacou com uma outra questão orçamental. "A" questão orçamental. Quer saber onde vai Centeno cortar os 445 milhões em cativações, o tal plano B que permite garantir o défice de 2016.

PSD que vai ter Marco António Costa (outra vez) como número dois. Passos optou assim por não fazer uma mudança com maior simbolismo político, como seria a de dar a vice liderança a  Maria Luís Albuquerque. No Conselho Nacional de ontem à noite, o líder do PSD atacou o OE e a política do Governo, mas falou sobretudo para dentro. Desafiou os críticos a irem a jogo, deixando-lhes um recado: "Venham, mas terão de se haver comigo. Não vou para casa fazer birra", avisou.

Marcelo está em CubaJá se encontrou com Fidel, já cantou o Guantanamera nas ruas de Havana, já falou de negócios com Raúl Castro. E aplaudiu a resolução na ONU a apelar ao levantamento do embargo dos Estados Unidos contra Cuba.

A ofensiva a Mossul para recuperar o controlo da segunda maior cidade do Iraque ao Estados Islâmico está a avançar devagar. Culpa das estratégias dos terroristas: usam drones e frigoríficos explosivos para travar a coligação internacional.

Os nossos Especiais
São os dois temas do momento e valem abordagens especiais:

De pai de família respeitado pela vizinhança a assassino implacável. Pode Pedro Dias, o homem mais procurado de Portugal (agora avistado na Galiza), ter duas caras assim tão diferentes? Pode, dizem três psicólogos criminais, ouvidos pela Marta Leite Ferreira. O que torna Pedro Dias num homem perigoso é aquilo que ele não aparenta ser.

E um bebé de dois anos pode sobreviver quanto tempo sozinho numa floresta? Martim, a criança que desapareceu em Ourém e foi descoberto 25 horas depois a 2 km de casa, trouxe à memória outros casos. Como o de Daniel, na Madeira, ou de Tserin, na Rússia, recorda o João Francisco Gomes. (o pai de Martim é que não se conforma com o que aconteceu e vai processar a mãe por negligência).

Notícias surpreendentes

Há o basquetebol, desporto inventado por James Naismith em Dezembro 1891. E há a NBA, criada nos EUA em Junho 1946. Com o arranque da nova época, arrisque fazer o teste: o que sabe dos 70 anos de história do grande circo do basquete americano?

É já este fim de semana. A moda americana do Halloween vai invadir Portugal. O melhor é aceitar a invasão dos trick or treat e alinhar. Fique com estas 20 ideias de maquilhagem fantasmagórica.

Se as suas crianças estão demasiado assustadas ou excitadas com a  data, temos também uma sugestão. Cinco livros para pôr os miúdos a dormir. E mais um para os pais.

O sistema antimísseis de Chernobyl, a secreta área 51 nos EUA ou a Cidade Proibida de Pequim. O que têm este lugares em comum? Estão interditos aos comuns mortais. Por isso geram tanta curiosidade. Mas agora pode ver 20 imagens de 10 zonas proibidas no mundo, fotografas ilegalmente por drones.

Agora que já lhe satisfizemos a curiosidade, passe pelo Observador e fique também saciado com toda a atualidade. 

Tenha um bom dia, feliz e produtivo
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

______________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário