quinta-feira, 27 de outubro de 2016

Prémio Sakharov para duas mulheres yazadi

Resultado de imagem para Prémio Sakharov para duas mulheres yazidi
Nadia Murad e Lamyia Aji Bashar são duas sobreviventes do Estado Islâmico. O Prémio Sakharov é atribuído todos os anos a personalidades que se distinguem na defesa dos Direitos Humanos.
Nadia Murad tem 23 anos e sobreviveu ao cativeiro e à escravatura do Estado Islâmico (Daesh) no Iraque. Um caso entre muitos das mulheres do povo yazidi. Foi presa em 2012. Depois de fugir, construiu a iniciativa Nadia Murat, e chegou a embaixadora da boa vontade das Nações Unidas.
Lamyia Aji Bashar é mais nova. Tem 18 anos. Também escapou e foi das poucas a não esconder o nome quando revelou o tipo de sevícias sexuais de que era vítimas às mãos dos terroristas. Durante a fuga uma mina explodiu e duas outras raparigas morreram. Lamya ficou com a cara parcialmente desfigurada.
Depois de libertadas contaram o mundo como o Daesh explora sexualmente as mulheres e como estas são transacionadas em leilões, cujas receitas servem para financiar o grupo terrorista.
O Prémio Sakharov para a Liberdade de Pensamento é atribuído todos os anos pelo Parlamento Europeu a personalidades que se distinguem na defesa dos Direitos Humanos e das liberdades fundamentais.
Fonte: TSF
Foto: Ali Ferzat/Parlamento Europeu

Nenhum comentário:

Postar um comentário