quinta-feira, 27 de outubro de 2016

REVELAÇÃO AS CARTAS DE JORGE DE SENA E EUGÉNIO DE ANDRADE UM ACONTECIMENTO LITERÁRIO


É um grande acontecimento literário. Vamos poder ler as cartas que, durante três décadas, dois dos maiores escritores portugueses do século XX, Jorge de Sena e Eugénio de Andrade trocaram. Num livro de 608 páginas, estão três décadas de revelações literárias, políticas e pessoais.

Prosseguindo uma das vertentes que é já tradição na Guerra e Paz desde a sua fundação, este livro junta-se às Correspondências de grandes personalidades do nosso tempo e às Correspondências de Sena já editadas, que incluem a Correspondência com Sophia de Mello Breyner Andersen, Raul Leal, Delfim Santos e João Gaspar Simões. Organizado por Mécia de Sena, esta  Correspondência 1949-1978 compila três décadas de amizade e admiração mútua entre dois dos melhores autores portugueses. Sena escreveu numa das suas cartas a Eugénio: «Lembro-me que, em tempos, o acusaram de desumanidade. Não encontro, todavia, senão uma pagã humanidade; e mais vale uma humanidade assim, que só se importa com o que liricamente toca, do que fingir sentimentalidades oportunas.» Responde-lhe Eugénio: «Queria dizer-lhe que gostei muito do seu livro. Encontro nele uma autenticidade e originalidade a que não estou habituado na moderna poesia portuguesa. E ser autêntico é tão difícil! “Os pássaros conhecem-me!” E quero que você me conheça também. Por isso lhe peço que acredite na sinceridade destas palavras.»

Com organização de Mécia de Sena e apresentação de Isabel de Sena, chega a 2 de Novembro às livrarias portuguesas um livro em que vamos poder ler as cartas em que dois grandes poetas – tão diferentes nos seus temas e na essencialidade da sua obra – de uma forma franca e sem subterfúgios falam da literatura que era o centro das suas vidas. Mas estas cartas são também testemunho de uma límpida e surpreendente amizade, porta aberta à partilha das dificuldades da vida, dificuldades familiares ou profissionais. São cartas emotivas, retrato da vida social e política portuguesa, e nelas vemos, década a década, o rosto de Portugal, o rosto da literatura, o rosto da vida, mudar, ruga a ruga, letra a letra. 

Correspondência 1949-1978
Jorge de Sena e Eugénio de Andrade
Organização Mécia de Sena
15x23
608 páginas 
26,00 €
Não Ficção/Correspondência
Nas livrarias a 2 de Novembro
Guerra e Paz Editores 



Vânia Custódio | Comunicação
R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal



___________________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário