quarta-feira, 16 de novembro de 2016

Bruxelas não vai suspender os fundos europeus a Portugal

Os últimos dados do INE ajudaram à decisão que será apresentada no final da reunião do colégio de comissários, em simultâneo com a apresentação do boletim macro-económico do Outono.
Portugal livra-se da suspensão de fundos europeus. A notícia é avançada pelo Jornal de Notícias. A Comissão Europeia deverá anunciar nesta quarta-feira que não vai congelar os fundos estruturais a Portugal por causa do défice excessivo em 2015.
A decisão será apresentada no final da reunião do colégio de comissários, em simultâneo com a apresentação do boletim macro-económico do Outono. O JN cita fontes contactadas em Bruxelas, que asseguraram com “99,9% de certeza” que a Comissão irá encerrar por aqui o dossier relativo às sanções.
Para justificar a decisão, a Comissão Europeia tem em conta “a evolução do atual contexto económico e orçamental, em Portugal”, conclui que “não faz qualquer sentido suspender os fundos”.
Esta terça-feira, o Instituto Nacional de Estatística apresentou dados sobre a evolução do PIB, que apontam um crescimento da economia de 1,6%, no terceiro trimestre, comparativamente com o mesmo período do ano passado e de 0,8%, quando comparado com o trimestre anterior, colocando Portugal como a economia que mais cresceu na zona euro.
económico

Nenhum comentário:

Postar um comentário