terça-feira, 27 de dezembro de 2016

10 cronistas do PÚBLICO antecipam 2017 (& uma lista polémica de doentes com cancro)

Enquanto dormia
 
David Dinis, Director do Público
Bom dia! 
Trump diz que a ONU é "triste", ou mesmo "um clube para as pessoas se juntarem", isto depois de o Conselho de Segurança ter votado contra os colonatos de Israel. E deixou a promessa (ameaça): "As coisas vão ser diferentes a partir de 20 de Janeiro”, dia em que tomará posse.
Obama disse que teria ganho a Trump... se pudesse concorrer uma terceira vez. Na sua última entrevista à CNN enquanto Presidente, Barack Obama não poupou a candidatura de Clinton
Foi encontrada a caixa negra do avião russo que caiu no Mar Negro, a caminho da Síria. A Rússia acaba de suspender todos os voos militares, enquanto aguarda conclusões da investigação.
O Monte dei Paschi precisa de 8,8 mil milhões, não de 5 mil milhões. Uma perda súbita de liquidez foi comunicada pelo BCE. E coloca um problema (quase) em duplicado ao Estado italiano, que quer resgatar o mais antigo banco do mundo.
Uma boa nova: o fim de ano vai ser sem chuva - mas é com chuva que 2017 vai começar.

As notícias do dia  

A lista de doentes com cancro avança à revelia da Protecção de Dados. A comissão diz que está em causa a privacidade dos doentes e informação com valor económico para bancos e seguradoras. Mas o Governo responde que o Parlamento é soberano no processo legislativo. A manchete do PÚBLICO está aqui. E as regras ficaram explicadas assim.
A lista de monumentos que vão ser locais de turismo já está fechada - e inclui 30 espaços do país inteiro (incluindo 20 mosteiros e conventos, explica o DN). O Governo promete dar benefícios fiscais a quem os recuperar, acrescenta o Negócios. A síntese está aqui.
Uma polémica: a mulher do autarca de Gaia foi aumentada em 390% em cinco anos. Elisa Costa trabalha numa IPSS a quem a câmara deu o negócio dos ATL. Não é caso único. Como nos conta a Margarida Gomes, o DIAP está a investigar.
E outra: o Governo lançou um concurso, mas no final escolheu os mesmos. As quatro pessoas que tinham sido indicadas para o IEFP por decisão política chegaram à final e acabaram (sem surpresa) escolhidos, conta o Negócios.
Uma nega: o Fisco recusou-se a baixar para 13% o IVA das pipocasOs cinemas queriam imposto reduzido como tem, agora, a restauração (mas não tiveram sorte na resposta).
O Governo travou uma greve. Os aeroportos não vão parar, mas agora vai ser preciso negociar.
Dois grãos na "geringonça": PCP e Bloco querem voltar aos 25 dias de férias do pré-troika, mas o PS já repetiu um "não, obrigado" (via Negócios); a esquerda tem dúvidas também sobre a obrigação dos desempregados avisarem quando saem do país - mas os socialistas acham que "à partida não parece mal" (a história conta-se no DN). 
Um Natal frenético. O Presidente Marcelo andou de tal maneira que nem a agenda oficial lhe acompanhou o passo, regista a Maria João Lopes. 

Hoje acontece

O primeiro-ministro do Japão visita Pearl Harbour, ao lado de Barack Obama. É a primeira visita de um chefe de Governo nipónico ao local do ataque que marcou a Segunda Grande Guerra. A Clara Barata escreve que é um sinal de reconciliação, não um pedido de perdão
O Banco de Portugal faz um ponto de situação sobre a banca, avaliando a qualidade dos activos, liquidez e financiamento, rendibilidade ou solvabilidade. Os dados que conhecemos hoje são de Setembro.
Quanto dinheiro levantámos no Multibanco durante o Natal? O balanço é feito hoje, em jeito de termómetro ao consumo.

Leituras boas, importantes (ou dançáveis) 
  • Dez cronistas do PÚBLICO antecipam 2017. Trump. Europa. China. Rússia. “Geringonça”. Há vários temas comuns que se cruzam no olhar que 11 cronistas do PÚBLICO deitam ao ano que se avizinha. Não é futurologia, não fizeram de videntes. Fizeram perguntas, análises, formularam desejos. Ninguém pode saber com certeza o que aí vem, se o diabo, se o lobo-mau. Mas há quem arrisque que o próximo ano só terá seis meses e que não trará o colapso da União Europeia. Aqui estão eles, a ajudar-nos a pensar.
  • O vício dos videojogos anda a tramar as crianças. Mesmo a tempo de controlar os efeitos das prendas, a Romana Borja-Santos acompanhou uma sessão com pais e filhos num centro clínico que trata o vício nos videojogos. E o que viu não foi um jogo tranquilo, foi um efeito semelhante ao de drogas duras.
  • A propósito do vício: já viu as tecnologias que vão marcar 2017? A inteligência artificial está a entrar pelas casas e a fazer diagnósticos médicos, os carros andam cada vez mais sozinhos e os avanços tecnológicos põem muitos empregos em risco. O João Pedro Pereira antecipa.
  • Que viagem, George Michael, que viagem. Sem um pingo de preconceito contra o pop, o Mário Lopes fez um texto excelente sobre o ícone dos anos 80 que viveu exactamente como queria. O Vítor Belanciano deu mais um passo e fala-nos do "ídolo juvenil que nem sempre se adaptou". Mas, se dúvidas existirem sobre o que o homem deixa, ainda tem isto para ver (e comprovar).

Um minuto

Não, Britney Spears não morreuO boato correu no Twitter através das contas oficiais da Sony e de Bob Dylan. Mas como a verdade chega sempre mais depresa, já sabemos que a cantora está “viva e de boa saúde”.
O Pai Natal está a passar por uma onda de calor, a sofrer um bocado lá no Pólo Norte. E sendo a culpa nossa, temo que no ano que vem as prendas cheguem mais devagarinho.
Há um rio de ferro no interior da Terra - e ele está a andar cada vez mais rápido. Já vai em 45 quilómetros por ano (o que, não parecendo, é mesmo muito depressa, como explica a Teresa Firmino).
Por aqui, à superfície, continuaremos a ser supersónicos na actualização de notícias, agora que o mundo segue em ritmo acelerado para o final do ano. Permanecemos atentos, sim, sempre com aquele sorriso de optimismo, à espera do ano novo.
Tenha um dia feliz, faça com que seja produtivo.  
Até já! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário