terça-feira, 27 de dezembro de 2016

BCE PREVÊ RESGATE DE 8 MIL MILHÕES DE EUROS PARA O MONTE DEI PASCHI


 
O banco italiano anunciou esta terça-feira que o Banco Central Europeu aponta um resgate de oito mil milhões de euros no quadro do plano de recapitalização da terceira maior instituição bancária de Itália.
Monte dei Paschi di Siena (BMPS), apontado como o banco mais antigo do mundo, referiu hoje que a comunicação do Banco Central Europeu (BCE) foi transmitida através do ministro das Finanças e da Economia do governo de Roma.
O Banco Central Europeu já tinha difundido um relatório que indicava que a recapitalização do BMPS teria de contar mais de três mil milhões de euros.
De acordo com a comunicação do BCE, a decisão tem como base o resultado dos testes de stress respeitantes a 2016 e que mostram que o banco italiano necessita de oito mil milhões de euros para poder proceder à recapitalização.
O BCE nota também que os dados respeitantes à liquidez do BMPS agravaram-se no período entre 30 de novembro e o dia 21 de dezembro.
Os responsáveis pelo banco não fazem qualquer comentário sobre o plano de intervenção do BCE, limitando-se a transmitir os valores indicados através do executivo.
Na segunda-feira, o presidente do Bundesbank pediu para que a situação do banco italiano, com sede na região da Toscânia, fosse analisada “minuciosamente” recordando que o uso de “fundos públicos” só deve ser contemplada “como último recurso”.
Jens Weidmann, presidente do Bundesbank, disse também que “sobre o BMPS estão ainda muitas questões em aberto”.
// Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário