terça-feira, 27 de dezembro de 2016

IP apresenta plano de modernização do troço da Linha da Beira Baixa Covilhã-Guarda

Resultado de imagem para IP apresenta plano de modernização do troço da Linha da Beira Baixa Covilhã-Guarda
A Infraestruturas de Portugal (IP) apresenta hoje na Guarda o plano de modernização do troço Covilhã-Guarda da Linha da Beira Baixa e o projeto de concordância daquela via com a Linha da Beira Alta.
A intervenção na Linha da Beira Baixa, um investimento de cerca de 65 milhões de euros, contempla a renovação integral de 36 quilómetros de via e a eletrificação da ferrovia que faz a ligação entre as cidades da Guarda e da Covilhã, desativada desde 2009.
Segundo a IP, a intervenção que vai ser anunciada hoje na Guarda, pelas 12:00, na presença do ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques, também integra, entre outros trabalhos, a reabilitação de seis pontes centenárias, a remodelação de três estações e apeadeiros, a drenagem e estabilização de taludes e a automatização e supressão de passagens de nível.
Quanto à concordância entre as Linhas da Beira Alta e da Beira Baixa, segundo a fonte, contempla a construção de uma via com 1.500 metros nas proximidades da Guarda, que incluirá um viaduto ferroviário sobre o rio Diz.
A futura concordância entre as duas linhas ferroviárias "permitirá um aumento significativo da capacidade ferroviária de e para a fronteira de Vilar Formoso", é referido pela IP.
Ambos os investimentos ferroviários deverão estar concluídos no primeiro trimestre de 2019.
O presidente da Câmara da Guarda, Álvaro Amaro (PSD/CDS-PP), considera que a cidade será no futuro uma "grande plataforma ferroviária", tendo em conta as obras de modernização das linhas da Beira Alta e da Beira Baixa.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário