A Galeria Municipal da Marinha Grande, situada no Edifício dos Arcos, junto ao Jardim Stephens, tem patente a exposição de pintura “Mãos e Afetos”, de Carla Martins, até ao dia 29 de janeiro de 2017 e cuja inauguração ocorreu no passado dia 17 de dezembro.
Carla Sofia Baptista Martins nasceu em 1975, na Marinha Grande. Deficiente auditiva profunda, apresenta também comportamento dentro do espetro do autismo.
Foi através do desenho que, ainda menina, lhe foi possível comunicar, revelando uma expressão artística muito própria. Na infância, o sistema educativo português da época, não lhe possibilitou que pudesse desenvolver as suas potencialidades.
Sem apoio, a Carla regrediu, perdeu a espontaneidade e o figurativo foi desaparecendo dos seus desenhos. Mas a artista estava lá… Mais tarde, já adulta, quando voltou a ter oportunidade de se exprimir, muito tinha já ficado perdido. Aos poucos, Carla tem (re)construindo a sua confiança no mundo que a rodeia e vai mostrando a artista que é.
Na área da comunicação, verbal e gestual, Carla Martins tem muita dificuldade em se expressar, mas tal não a impediu de ter já um vasto currículo. Entre 1994 e 1997, recebeu o segundo prémio e uma menção honrosa, na categoria de pintura pela CRIDEM do Porto.
Em 2000, recebeu o segundo prémio de pintura pela Federação dos Trabalhadores dos Centros Regionais de Segurança Social. Ilustrou em 2001, o livro “Na escola da Carla”, da autoria de Maria Prazeres Quintas. Em 2003, ilustrou o livro ”Historias do Cavalo Azul“, da autoria de Maria Prazeres Quintas.
Em 2008, participou com ilustrações, no projeto “Historia do Cavalo Azul, DVD/CD com a Universidade de Aveiro. Em novembro de 2008, participou no concurso de Pintura do INATEL, tendo ficado no grupo dos seis participantes classificados para a final.
Com o apoio da professora de Expressão Plástica, organizou em 2009, exposições na Escola secundária José Falcão e restaurante “Cantinho dos Reis. Em 2013 ilustrou o livro, “Nas Asas de Afrísio”, de Maria Prazeres Quintas. Em 2015 ilustrou “Para além do Óbvio”/ Histórias Sociais de Ana Catarina Santos e Susana Gomes.
Ilustrou também o Caderno de arte-terapia: “Colorir a diferença”, editado pela APPCDM/ CAO de S. Silvestre. Em janeiro de 2016 realizou uma exposição de trabalhos em pintura, barro e bordados no Museu da Água, em Coimbra.
A exposição pode ser visitada até ao dia 29 de janeiro de 2017, de segunda a sexta feira, das 10h00 às 13horas e das 14h00 às 18h00. A entrada é gratuita.
Nenhum comentário:
Postar um comentário