terça-feira, 20 de dezembro de 2016

Doação de Sangue, um gesto que salva vidas no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro



Doar sangue é um gesto de solidariedade e de profundo respeito para com o próximo que nem conhecemos. É dar algo que não provoca qualquer prejuízo, mas que pode ser a única esperança de quem está à beira da morte. É oferecer ajuda, sem reclamar nada em troca, apenas pelo prazer de ajudar e se sentir satisfeito consigo mesmo, praticando assim uma boa acção.

A dádiva de sangue consiste na retirada de aproximadamente 450ml de sangue, através de material descartável, de uso único e estéril. Seu tempo de permanência no local da Colheita, incluindo a avaliação clínica e o acto de colheita em si, e seguidamente tomar alguns líquidos e sanduíches é de aproximadamente 45 minutos.

A dádiva de sangue é um dos actos mais solidários que existem, conforme a definição da ONU. O facto de uma pessoa doar o seu próprio sangue a outra pessoa que até pode não conhecer, não deixa de ser um acto heróico numa dimensão humana indescritível. É mais valioso que o ouro, é proporcionar o prolongamento da vida a alguém, com tanto direito de viver como qualquer um de nós que lê esta magna mensagem.

Esmaga por completo o egoísmo humano que cada vez mais vai conquistando terreno, conduzindo as pessoas saudáveis á resignação.

Doar sangue não engorda, não cria habituação como também não emagrece, mas, faz bem á saúde de quem o doa.

Não se deve doar sangue em jejum, deve-se tomar sempre o pequeno-almoço de forma natural, com exclusão de bebidas alcoólicas. No sentido de facilitar o atendimento e a inscrição no local da colheita, convém que os aderentes se façam acompanhar do B.I. ou do Cartão Nacional de Dador de Sangue.

As próximas Colheitas de Sangue no Posto Fixo da ADASCA vão decorrer nos seguintes: 21 de dezembro entre as 15 horas e as 13 horas e Dias 23 e 30 de Dezembro entre as 9 horas e as 13 horas, em paralelo com um Rastreio para potenciais dadores de Medula Óssea.

Os interessados em saber mais sobre a Associação de Dadores de Sangue do Concelho de Aveiro – ADASCA, podem aceder ao site: www.adasca.pt 

Cordialmente,
Joaquim Carlos
Presidente da Direcção da ADASCA

Nenhum comentário:

Postar um comentário