terça-feira, 20 de dezembro de 2016

“À Descoberta das 4 Cidades” Desenhos contam contos e lendas



O presidente da Câmara Municipal de Marinha Grande, Paulo Vicente, e a vereadora da Educação, Cidália Ferreira, fizeram a entrega de prémios aos alunos vencedores do concurso de desenho sobre personagens e objetos mágicos dos contos e lendas locais, no dia 6 de dezembro, no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O concurso integrou-se no projeto “À descoberta das 4 cidades”, no âmbito da ação educativa “De boca a orelha. Contos, lendas, provérbios, adivinhas, lengalengas… À descoberta do património oral das 4 cidades” e destinou-se a todos os alunos que participam no referido projeto.

Os desenhos e pequenos textos apresentados a concurso serviram de base à edição de um Jogo de Memória sobre personagens e objetos mágicos dos contos e lendas, que foi editado pelos municípios geminados de Marinha Grande, Fundão, Montemor-o-Novo e Vila Real de Santo António, no último trimestre de 2016.

O projeto “À Descoberta das 4 Cidades” é dirigido a alunos do 1º ciclo do ensino básico. Contribui para dar a conhecer melhor cada um dos quatro concelhos, a nível geográfico, social, cultural e económico; melhorar a formação cívica de todos os participantes e promover a cooperação entre estes municípios.

O projeto incentiva também a participação da restante comunidade, que tem descoberto os valores comuns a cada município e as suas particularidades, promovendo com esta experiência a harmonia entre eles.

Este ano, em representação do concelho da Marinha Grande participam as Escolas  Básicas do Engenho e Guilherme Stephens. No total dos quatro municípios, estão envolvidos 144 alunos e 15 professores.

“DE BOCA A ORELHA. Contos, lendas, provérbios, adivinhas, lengalengas... À descoberta do património oral das 4 cidades” é a ação educativa do projeto que se iniciou no passado ano letivo e culmina em 2016/2017.

Nenhum comentário:

Postar um comentário