Enquanto dormia...
... 75% do capital do Novo Banco e uma garantia do Estado de 4 mil milhões (a tal que nunca seria dada). Será este o acordo de venda do Banco à Lone Star, segundo avançou o Eco. Mário Centeno prometeu explicar o negócio durante o dia. Mas, para já, são poucos os factos conhecidos, as dúvidas mais que muitas e as controvérsias também não faltam.
Ainda banca. A Assembleia do Montepio aprovou as contas e a contestação a Tomás Correia acabou por cair.
Mas se a polémica acabou por esmorecer entre os mutualistas, vai crescer na política. O PSD acusou o ministro Vieira da Silva de esconder a condição de arguido de Tomás Correia.
Com tanto problema na banca, os números nem surpreendem. Segundo o Público, o Banco de Portugal de Carlos Costa já gastou 25 milhões com assessorias externas.
Nos EUA, a trama russa adensa-se. Michael Flynn, o ex-conselheiro de Trump para a Segurança Nacional (e um dos primeiros envolvidos) pediu imunidade ao FBI para testemunhar contra a Rússia. E um ex-agente do FBI garantiu no Senado que Donald Trump apoiou as interferências russas nas eleições americanas.
Na Venezuela, a oposição estás nas ruas e a contestação a Maduro aumenta. Tudo por causa de uma nova decisão vista como um 'golpe de Estado': sete magistrados nomeados a dedo para o Supremo vão retirar todo o poder legislativo aos 167 deputados eleitos para a Assembleia Nacional.
Nota ainda para o relatório de segurança interna, que alerta para uma subida dos indícios de terrorismo islâmico em Portugal. A criminalidade violenta baixou 11,6%
Outra informação relevante
Benfica-FC Porto. Não se vai falar de outra coisa nestes dias, do jogo que pode virar ou deixar quase decidido o campeonato. Mas um clássico destes não se joga só em campo. O Bruno Roseiro conta como se preparam as táticas da guerra de palavras, que dura há meses. Só ontem houve um verdadeiro pinge-pongue: isto foi que o começaram por dizer os portistas, para os benfiquistas responderem assim e assim. Ah, já me esquecia: o impacto económico do jogo está avaliado em 25 milhões e o árbitro é Carlos Xistra.
Só mais duas notícias de futebol e prometo parar já. Uma para a reação de Bruno de Carvalho a mais um castigo (agora por causa da entrevista onde o presidente do Sporting comentou o castigo anterior). A outra para a nova entidade do desporto, a Comissão Arbitral, que apesar de ter tomado posse apenas segunda-feira já sofreu uma baixa: culpa de uns posts num blogue.
Noutros campos noticiosos. Já se sabe quais serão os 61 balcões da Caixa Geral de Depósitos a fechar. Menos do que inicialmente anunciados, a maioria fica em Lisboa e no Porto. CGD que ontem recebeu mais 2.500 mil milhões do Estado, concluindo assim a segunda fase do processo de recapitalização.
O Governo socialista não vai assinar o relatório final sobre a sustentabilidade da dívida (imagine-se porquê). O estudo do grupo de trabalho conjunto com o Bloco será divulgado a 26 de abril, cinco dias depois da nota da DBRS. Mas o Governo também diz que não é gestão política.
O day after da formalização do Brexit trouxe várias notícias. O Reino Unido garantiu que vai assegurar as leis europeias até 2019; o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Boris Johnson, telefonou a Santos Silva dizendo-lhe que conta com Portugal e que os portugueses estarão protegidos; pelo meio, Jean Claude Juncker provocou Donald Trump por apoiar o Brexit, dizendo que vai defender "a independência do Texas"; e o primeiro-ministro de Cabo Verde 'tocou à campainha' da UE: "Se o Reino Unido saiu, nós entramos"...
Na Justiça, duas decisões a merecer nota. Cinco jogadores foram constituídos arguidos e proibidos de jogar futebol na operação 'Jogo Duplo' por suspeita de viciarem resultados para favorecer apostas desportivas; Pedro Dias, o presumível autor dos crimes de Aguiar da Beira, foi acusado pelo Ministério Público de dois crimes de homicídio sob a forma consumada e dois sob a forma tentada. O JN dá pormenores da sua frieza.
Ainda na Justiça, mas no Brasil, o ex-presidente da câmara baixa e figura central no processo de impeachment de Dilma foi condenado a 15 anos de prisão. Eduardo Cunha é mais um 'apanhado' no processo Lava Jato.
Em Angola, os bispos católicos deixaram um pedido-aviso. Dizem que Angola precisa de um Governo competente, que “governe para todos" e não "para uma elite de privilegiados”.
Na Coreia do Sul, a ex-presidente foi detida. Park Geun-hye tinha sido destituída do cargo por corrupção, tráfico de influências e abuso de poder. A prisão acontece por suspeita de estar a destruir provas.
Ah, só mais esta. Putin concorda com Trump: as alterações climáticas não são culpa do homem...
Os nossos Especiais
Teresa Leal Coelho deu a sua primeira entrevista como candidata do PSD à Câmara de Lisboa ao Observador. Na conversa com o Vítor Matos e a Rita Tavares, prometeu revogar a taxa de proteção civil, lotear os terrenos da Feira Popular e voltar a privatizar a concessão da Carris. Disse também que não se sente fragilizada, nem pelas faltas como vereadora, nem por ser a enésima escolha do PSP, nem por ter defendido antes uma candidatura de Santana Lopes.
Carlos Rafael foi do Corvo para os EUA para fugir à tropa e tornou-se o pescador mais poderoso do porto mais importante dos EUA, Bedford. Passaram a chamar-lhe 'Codfather', o verdadeiro 'padrinho' das pescas americanas. Até que dois agentes disfarçados de mafiosos russos que lhe desmontaram o esquema quase perfeito. Uma história imperdível contada pelo João de Almeida Dias (com um big fail pelo meio e muitas asneiras).
Outro falhanço, o do nascimento do liberalismo em Portugal. José Manuel Fernandes debateu com Jaime Nogueira Pinto e Jaime Gama, no Conversas à Quinta desta semana, a "conspiração de 1817" que acabou numa noite de execuções e canonizou a expressão "Felizmente há luar".
A nossa opinião
- Rui Ramos diz que "castigar os britânicos por causa do Brexit é uma má ideia".
- Miguel Tamen escreve sobre o "culto do inexprimível".
Notícias surpreendentes
Claudia Cardinale é a imagem (com polémica à mistura) da edição 70 do festival mais importante do cinema. Pretexto para mostrar todos os cartazes (e os nomes de todos os vencedores) de Cannes. O festival acontece entre 17 e 28 de maio.
Para os fanáticos da Guerra dos Tronos, eis o primeiro trailer da sétima temporada, que só chega em junho.
E o que diz o escultor do famoso busto de Ronaldo? Que o jogador lhe disse que tinha gostado e que, como "é vaidoso", só pediu para que lhe tirasse as rugas. Ora tomem lá. Que estátuas más, mesmo más, são estas.
O fotógrafo de uma das fotos mais icónicas da história pousou a câmara. Nick Ut é o autor da 'menina de napalm': Phan Thị Kim Phùc, a criança que corre nua a chorar, queimada por napalm na Guerra do Vietname. E é sempre importante lembrar a história por detrás daquela imagem. E a nova vida da protagonista.
Com esta bela história (além de todas as outras que ficaram para trás), deixo-lhe a sugestão do costume: passar pelo Observador para se manter sempre bem informado
Tenha um bom fim de semana
(e da minha parte, também já os desejos de boa Páscoa; o Miguel Pinheiro vai ficar por aqui)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Nenhum comentário:
Postar um comentário