sexta-feira, 31 de março de 2017

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... 75% do capital do Novo Banco e uma garantia do Estado de 4 mil milhões (a tal que nunca seria dada)Será este o acordo de venda do Banco à Lone Star, segundo avançou o Eco. Mário Centeno prometeu explicar o negócio durante o dia. Mas, para já, são poucos os factos conhecidos, as dúvidas mais que muitas e as controvérsias também não faltam.

Ainda banca. A Assembleia do Montepio aprovou as contas a contestação a Tomás Correia acabou por cair

Mas se a polémica acabou por esmorecer entre os mutualistas, vai crescer na política. O PSD acusou o ministro Vieira da Silva de esconder a condição de arguido de Tomás Correia.

Com tanto problema na banca, os números nem surpreendem. Segundo o Público, o Banco de Portugal de Carlos Costa já gastou 25 milhões com assessorias externas

 Nos EUA, a trama russa adensa-se. Michael Flynn, o ex-conselheiro de Trump para a Segurança Nacional (e um dos primeiros envolvidos) pediu imunidade ao FBI para testemunhar contra a Rússia. E um ex-agente do FBI garantiu no Senado que Donald Trump apoiou as interferências russas nas eleições americanas.

Na Venezuela, a oposição estás nas ruas e a contestação a Maduro aumenta. Tudo por causa de uma nova decisão vista como um 'golpe de Estado': sete magistrados nomeados a dedo para o Supremo vão retirar todo o poder legislativo aos 167 deputados eleitos para a Assembleia Nacional

Nota ainda para o relatório de segurança interna, que alerta para uma subida dos indícios de terrorismo islâmico em Portugal. A criminalidade violenta baixou 11,6% 

Outra informação relevante

Benfica-FC Porto. Não se vai falar de outra coisa nestes dias, do jogo que pode virar ou deixar quase decidido o campeonato. Mas um clássico destes não se joga só em campo. O Bruno Roseiro conta como se preparam as táticas da guerra de palavras, que dura há meses. Só ontem houve um verdadeiro pinge-pongue: isto foi que o começaram por dizer os portistas, para os benfiquistas responderem assim e assim. Ah, já me esquecia: o impacto económico do jogo está avaliado em 25 milhões e o árbitro é Carlos Xistra.

Só mais duas notícias de futebol e prometo parar já. Uma para a reação de Bruno de Carvalho a mais um castigo (agora por causa da entrevista onde o presidente do Sporting comentou o castigo anterior). A outra para a nova entidade do desporto, a Comissão Arbitral, que apesar de ter tomado posse apenas segunda-feira já sofreu uma baixa: culpa de uns posts num blogue

Noutros campos noticiosos. Já se sabe quais serão os 61 balcões da Caixa Geral de Depósitos a fechar. Menos do que inicialmente anunciados, a maioria fica em Lisboa e no Porto. CGD que ontem recebeu mais 2.500 mil milhões do Estado, concluindo assim a segunda fase do processo de recapitalização.

O Governo socialista não vai assinar o relatório final sobre a sustentabilidade da dívida (imagine-se porquê). O estudo do grupo de trabalho conjunto com o Bloco será divulgado a 26 de abril, cinco dias depois da nota da DBRS. Mas o Governo também diz que não é gestão política.

O day after da formalização do Brexit trouxe várias notícias. O Reino Unido garantiu que vai assegurar as leis europeias até 2019; o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, Boris Johnson, telefonou a Santos Silva dizendo-lhe que conta com Portugal e que os portugueses estarão protegidos; pelo meio, Jean Claude Juncker provocou Donald Trump por apoiar o Brexit, dizendo que vai defender "a independência do Texas"; e o primeiro-ministro de Cabo Verde 'tocou à campainha' da UE: "Se o Reino Unido saiu, nós entramos"...

Na Justiça, duas decisões a merecer notaCinco jogadores foram constituídos arguidos e proibidos de jogar futebol na operação 'Jogo Duplo' por suspeita de viciarem resultados para favorecer apostas desportivas; Pedro Dias, o presumível autor dos crimes de Aguiar da Beira, foi acusado pelo Ministério Público de dois crimes de homicídio sob a forma consumada e dois sob a forma tentada. O JN dá pormenores da sua frieza.

Ainda na Justiça, mas no Brasil, o ex-presidente da câmara baixa e figura central no processo de impeachment de Dilma foi condenado a 15 anos de prisão. Eduardo Cunha é mais um 'apanhado' no processo Lava Jato.


Na Coreia do Sul, a ex-presidente  foi detida. Park Geun-hye tinha sido destituída do cargo por corrupção, tráfico de influências e abuso de poder. A prisão acontece por suspeita de estar a destruir provas.

Ah, só mais esta. Putin concorda com Trump: as alterações climáticas não são culpa do homem...


Os nossos Especiais

Teresa Leal Coelho deu a sua primeira entrevista como candidata do PSD à Câmara de Lisboa ao Observador. Na conversa com o Vítor Matos e a Rita Tavares, prometeu revogar a taxa de proteção civil, lotear os terrenos da Feira Popular e voltar a privatizar a concessão da Carris. Disse também que não se sente fragilizada, nem pelas faltas como vereadora, nem por ser a enésima escolha do PSP, nem por ter defendido antes uma candidatura de Santana Lopes. 

Carlos Rafael foi do Corvo para os EUA para fugir à tropa e tornou-se o pescador mais poderoso do porto mais importante dos EUA, Bedford. Passaram a chamar-lhe 'Codfather', o verdadeiro 'padrinho' das pescas americanas. Até que dois agentes disfarçados de mafiosos russos que lhe desmontaram o esquema quase perfeito. Uma história imperdível contada pelo João de Almeida Dias (com um big fail pelo meio e muitas asneiras).

Outro falhanço, o do nascimento do liberalismo em Portugal. José Manuel Fernandes debateu com Jaime Nogueira Pinto e Jaime Gama, no Conversas à Quinta desta semana, a "conspiração de 1817" que acabou numa noite de execuções e canonizou a expressão "Felizmente há luar"

A nossa opinião

Notícias surpreendentes
Claudia Cardinale é a imagem (com polémica à mistura) da edição 70 do festival mais importante do cinema. Pretexto para mostrar todos os cartazes (e os nomes de todos os vencedores) de Cannes. O festival acontece entre 17 e 28 de maio.

Para os fanáticos da Guerra dos Tronoseis o primeiro trailer da sétima temporada, que só chega em junho.

E o que diz o escultor do famoso busto de Ronaldo? Que o jogador lhe disse que tinha gostado e que, como "é vaidoso", só pediu para que lhe tirasse as rugas. Ora tomem lá. Que estátuas más, mesmo más, são estas.

O fotógrafo de uma das fotos mais icónicas da história pousou a câmaraNick Ut é o autor da 'menina de napalm': Phan Thị Kim Phùc, a criança que corre nua a chorar, queimada por napalm na Guerra do Vietname. E é sempre importante lembrar a história por detrás daquela imagem. E a nova vida da protagonista.

Com esta bela história (além de todas as outras que ficaram para trás), deixo-lhe a sugestão do costume: passar pelo Observador para se manter sempre bem informado

Tenha um bom fim de semana
(e da minha parte, também já os desejos de boa Páscoa; o Miguel Pinheiro vai ficar por aqui)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário