sexta-feira, 31 de março de 2017

Crianças Albergarienses fazem caminhada em simultâneo para lutar contra o sedentarismo

O Município de Albergaria-a-Velha organiza na próxima segunda-feira, 3 de abril, a “Caminhada pela Saúde”, uma atividade inserida nas comemorações do Dia Mundial da Saúde. Às 10h30, as cerca de 1500 crianças dos Jardins de Infância e Escolas do 1.º Ciclo do Concelho, acompanhadas pelos educadores e professores, são convidadas a sair, em simultâneo, e a fazer uma pequena caminhada nas imediações do estabelecimento de ensino.

 Através deste ato simbólico, pretende-se alertar a comunidade para a necessidade de combater o sedentarismo e promover estilos de vida ativos e saudáveis junto dos mais novos. A caminhada deverá decorrer por um período mínimo de dez minutos e pode ser feito no interior do recinto da escola se não houver possibilidade de sair para o exterior.

A iniciativa insere-se no programa municipal “+Exercício/-Obesidade”, que visa identificar as situações de excesso de peso e obesidade, promovendo a prática de atividades físicas regulares e a adoção de hábitos alimentares saudáveis como formas de melhorar a qualidade de vida. No âmbito do projeto, que arrancou no ano letivo 2014/20015, são realizadas várias ações, como a avaliação física e motora das crianças do pré-escolar, de forma a intervir em casos de sobrepeso. No ano passado, foram analisadas 521 crianças dos jardins de infância do Concelho, verificando-se que 31 por cento tinham excesso de peso e 12 por cento eram obesas.

 Para além da monitorização contínua das crianças e da “Caminhada pela Saúde”, o “+Exercício/-Obesidade” inclui a realização de inquéritos de satisfação sobre os hábitos de prática de atividade física. Ao longo do ano letivo, no âmbito do Programa Municipal de Educação, as crianças do pré-escolar podem usufruir, de forma gratuita, de aulas de atividade física nos jardins de infância e nas piscinas municipais, bem como participar em sessões de alimentação saudável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário