sexta-feira, 31 de março de 2017

Câmara Municipal assinala Dia Mundial da Consciencialização do Autismo com várias iniciativas

O Município de Albergaria-a-Velha vai realizar, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, um conjunto de iniciativas sobre a temática entre os dias 2 e 9 de abril.

  No próximo domingo, Dia Mundial da Consciencialização do Autismo, a Biblioteca Municipal e o Cineteatro Alba vão ser iluminados com uma luz azul. Esta é uma iniciativa levada a cabo por diversas organizações nacionais e internacionais, em que milhares de edifícios brilham com a cor associada ao autismo no dia 2 de abril. Pretende-se, desta forma, sensibilizar a população para o autismo. Outra iniciativa a que o Município também se associa é o Projeto Konta Komigo, na ação “Vamos Ligar Portugal de Azul…”, que pretende construir um mapa de Portugal especial para a Gala do Dia Azul.

Entre os dias 2 e 6 de abril o Município, através da sua página de Facebook, irá divulgar alguns vídeos que assinalam, de forma simples, algumas questões relacionadas com as perturbações do espectro do autismo.

  A encerrar a semana dedicada ao autismo, será apresentada uma sessão de cinema aberta à comunidade em geral, que procura consciencializar para a importância da inclusão social da população com autismo. O filme de animação “Rock Dog – Um Sonho Altamente”, dobrado em português, será exibido em condições especiais, nomeadamente, com o volume do som reduzido e as luzes ligadas, mas sem dificultar a visualização e a compreensão do mesmo. As crianças poderão, ainda, movimentar-se dentro da sala, sempre com a supervisão de um adulto.

Os participantes na sessão de cinema são convidados a trazer uma peça de roupa azul. A entrada é gratuita, sujeita ao levantamento de ingresso e à lotação da sala. Os bilhetes podem ser levantados no Cineteatro Alba, no Serviço de Atendimento ao Munícipe da Câmara Municipal e na Biblioteca Municipal.

Segundo dados da Organização das Nações Unidas, as perturbações do espectro do autismo atingem cerca de 70 milhões de pessoas em todo o mundo. No Concelho de Albergaria-aVelha, existem duas Unidades de Ensino Estruturado de Autismo, fundamentalmente com a metodologia TEACCH, no Agrupamento de Escolas da Branca.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário