sexta-feira, 31 de março de 2017

Comerciantes isentos de imposto de selo em comissões por transações pagas com cartões bancários

Resultado de imagem para Comerciantes isentos de imposto de selo em comissões por transações pagas com cartões bancários
O parlamento aprovou hoje, em votação final global, um diploma que clarifica que o encargo com imposto de selo sobre comissões cobradas por transações pagas com cartões bancários recai sobre a instituição financeira e não sobre os comerciantes.
Apenas com a abstenção do PSD, a Assembleia da República aprovou sem votos contra o texto final saído da Comissão Parlamentar de Orçamento e Finanças - documento que, por sua vez, resultou de uma síntese de projetos apresentados pelas bancadas do PS, PCP e Bloco de Esquerda.
Esta "clarificação" agora introduzida no Código de Imposto de Selo resultou do facto de ter chegado ao conhecimento do parlamento que operadores de pagamento estavam a fazer repercutir o encargo do imposto de selo sobre os comerciantes.
"O imposto de selo é devido pela entidade que cobra as taxas relativas a operações de pagamento baseadas em cartões, pelo que será sempre devido pela respetiva instituição financeira. Face ao exposto, tornou-se imperioso clarificar esta disposição, distinguindo o titular do interesse económico consoante a natureza da operação financeira desenvolvida, designadamente especificando que nas comissões devidas pelas operações financeiras o titular do interesse económico deve ser a entidade beneficiária de tal comissão", refere-se no diploma.
Também com a abstenção do PSD e o voto favorável de todas as restantes bancadas, a Assembleia da República aprovou em votação final global a proposta do Governo que permite aos administradores judiciais acesso a bases de dados, "nomeadamente ao registo informático das execuções, às bases de dados tributárias e da Segurança Social".
Fonte: Porto Canal com Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário