sexta-feira, 7 de abril de 2017

Maduro enfrenta vaga de manifestações

Maduro enfrenta vaga de manifestações
Mundo


O governo venezuelano de Nicolás Maduro enfrenta agora sete protestos contra os sete juízes do Supremo Tribunal que a oposição acusa de darem apoio legal ao que dizem ser uma ditadura nos comandos do país.

Com a contestação política a alastrar pela Venezuela, violentos confrontos entre estudantes universitários e a polícia provocaram 35 feridos nas cidades de San Cristobal e Valência. São protestos diários contra o presidente Maduro, com as detenções a ocorrerem a toda a hora.

Para esta quinta-feira estão convocadas várias manifestações para pedir o afastamento dos juízes do Supremo e a reposição da ordem constitucional. E a tensão das ruas já contagiou a Assembleia Nacional. Os deputados da oposição de centro-direita – que controlam a Assembleia Nacional desde 2015 – estão empenhados em denunciar o regime ditatorial de Maduro.

Em causa está o que dizem ser um golpe parlamentar: a aprovação de uma moção para destituir sete dos treze juízes do Supremo, pela responsabilidade que tiveram em romper com a ordem constitucional do país assumindo as competências do poder legislativo.

Uma decisão que já foi revertida mas que não acalmou a oposição parlamentar.

Além das críticas internacionais de que foi alvo, a Venezuela enfrenta um verdadeiro isolamento político na região. A Organização dos Estados Americanos também aprovou uma resolução contra Nicolás Maduro, que acusam de violar a ordem constitucional e abrir caminho à instituição de uma ditadura.

Nenhum comentário:

Postar um comentário