sexta-feira, 7 de abril de 2017

Uma baleia, um barco e um homem. Uma das mais esmagadoras obras de aventura e vingança da literatura



Chamem-me Ismael. Há alguns anos — não importa precisá-los — tendo pouco ou nenhum dinheiro no bolso, e nada de especial que me prendesse a terra firme, pensei em embarcar e ver o mundo das águas. É a maneira que tenho de afugentar o fastio e de regular a circulação.

Moby-Dick, obra prima de Herman Melville, o mais experimental dos romances, é a história de um louco e da sua vingança. Depois de ter sido mutilado por uma baleia, o capitão Ahab procura vingar-se. A baleia é Moby Dick, um ser gigantesco, o terror dos baleeiros. Pequod é o navio, em que Ahab instala um po­der tirânico com o único propósito de abater o monstro dos mares, objecto de toda a sua raiva. Melville leva-nos por uma viagem inolvidável, uma rota orientada pelo desespero, a lou­cura e a crueldade. Este livro é hubris pura: conflito, confronto, ressentimento e ódio. É a aventura e o romance convertidos em mito. Um dos livros mais importantes jamais escritos. Chega às livrarias portuguesas a 19 de Abril, pela mão da Guerra e Paz. Com uma nova, rigorosa e cuidada tradução de Maria João Madeira, que escreveu também um texto de apresentação.

Moby-Dick é livro para ler e reler que, nesta edição da Guerra e Paz, inclui, além da caracterização das personagens e do mapa da viagem do navio Pequod, um ensaio de outro grande escritor, D.H. Lawrence, acerca desta obra que o norte-americano Herman Melville publicou em fascículos em 1851. Inicialmente o livro foi ignorado pelo público e pelos críticos, tendo sido vendidos apenas cerca de 3000 exemplares durante a vida do autor que, abalado pela fraca recepção da sua obra, acabou por abandonar gradualmente a literatura. Só no século XX é que os seus livros conquistariam o esperado reconhecimento, já depois da morte de Herman Melville.


Moby-Dick
Herman Melville
15x23
704 páginas
30,00 €
Ficção / Literatura Estrangeira
Nas livrarias a 19 de Abril
Guerra e Paz Editores


R. Conde Redondo, 8, 5.º Esq.
1150-105 Lisboa | Portugal

Nenhum comentário:

Postar um comentário