sexta-feira, 7 de abril de 2017

Junta de Freguesia e João Nogueira de mãos dadas

executivo da Junta de Freguesia da Praia de Mira fez uma parceria com João Nogueira para publicar um livro de sua autoria, com o título “Maresia de Palavras”. Foi no passado dia 2 de Abril, com casa cheia (cerca de 2 centenas de pessoas), no Centro Cultural da Praia de Mira que decorreu a cerimónia de apresentação de um novo livro do Senhor João Nogueira. Quem assistiu ficou certamente, mais rico culturalmente. Esta iniciativa teve uma “carga” emocional bastante elevada, com momentos de grande beleza e elevação cultural.
A apresentação da cerimónia ficou a cargo de Mara Saborano, tendo sido anfitrião Francisco Reigota, Presidente da Autarquia “Zua”. Utilizou o momento para fazer diversos cumprimentos, agradecimentos e para prestar a sua homenagem em nome da Freguesia a João Nogueira, não tivesse este sido o 1º Presidente de Junta da Praia de Mira. Referiu que tem muito orgulho e que sente um grande privilégio em poder ainda hoje partilhar diversos momentos com o autor. Afirmou ainda que teve a honra de lidar com os três Presidentes de Junta que o antecederam e que João Nogueira e Carlos Milheirão ainda são pessoas com que se inspira e partilha opiniões. Relativamente a Manuel Milheirão (Ti Boia) lamentou a seu falecimento prematuro, no entanto recorda muitos e bons momentos que viveu com ele, apesar de ser noutra fase de vida. Afirma que para desempenhar o papel de Presidente de Junta da Praia de Mira é preciso ter grande responsabilidade e que esta situação não é brincadeira nenhuma. Independentemente das opiniões sobre estes três senhores, são três grandes Homens que merecem o nosso respeito eterno. Relativamente ao livro referiu ser uma edição de oferta e que vai enriquecer a Praia de Mira culturalmente.
Durante a tarde usaram da palavra ainda Adélio Amaro, responsável pela edição. Ana Maria Reigota, responsável pela criteriosa coordenação editorial e apresentação da obra. Tendo encerrado a cerimónia o autor, João Nogueira.
De referir, que o belo trabalho gráfico do livro é de Marco Custódio e que a paginação final é de Adélio Amaro.
Para além destas intervenções, Manelito e Alcino Clemente apresentaram poemas de sua autoria tendo recitado os mesmos de forma emocionada e calorosa. Outro momento de inegável valor e beleza suprema foram as intervenções musicais de Adolfo Maçarico.
Resumindo, foi uma tarde bem passada, com muito calor humano e com momentos culturais bastante interessantes. Assim, a Praia de Mira ficou mais rica e a sua história tem assinalada mais um belo momento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário