terça-feira, 4 de julho de 2017

Coreia do Norte diz que lançou um míssil intercontinental. Trump já reagiu

Resultado de imagem para Coreia do Norte diz que lançou um míssil intercontinental. Trump já reagiu
Um analista de armas norte-americano considerou que o míssil pode ser suficientemente poderoso para chegar ao Alasca, nos Estados Unidos.
A Coreia do Norte afirmou esta terça-feira ter testado com sucesso o primeiro míssil balístico intercontinental (ICBM), uma etapa crucial para a realização do objetivo de poder ameaçar os Estados Unidos com armas nucleares. O "ensaio histórico" de um míssil Hwasong-14 foi supervisionado pelo dirigente norte-coreano Kim Jong-Un, anunciou uma apresentadora na televisão pública norte-coreana num noticiário especial.
Um analista de armas considerou que o míssil pode ser suficientemente poderoso para chegar ao Alasca, nos Estados Unidos.
O anúncio da Coreia do Norte surgiu depois da informação divulgada por Seul e Washington de que Pyongyang tinha lançado um míssil de médio alcance. O teste pode ter sido o mais bem-sucedido até à data para a Coreia do Norte. Um analista de armas considerou que o míssil pode ser suficientemente poderoso para chegar ao Alasca, nos Estados Unidos.
O comando das forças norte-americanas para o Pacífico confirmou esta madrugada que a Coreia do Norte realizou um novo lançamento de míssil e indicou que se trata de um projétil de médio alcance.
Apesar de ter sido anunciado a capacidade intercontinental do míssil testado, o comando norte-americano disse em comunicado que este evento não constituía uma ameaça para os EUA. "Continuamos a acompanhar de perto as ações da Coreia do Norte", acrescentou.
O míssil norte-coreano atingiu uma altitude superior a 2500 quilómetros, informou o Ministério da Defesa japonês, citado pela agência France Press.
"Estima-se que o míssil atingiu uma altitude bastante superior a 2.500 quilómetros, seguiu durante 40 minutos e caiu no mar do Japão, na zona económica exclusiva do arquipélago, a 900 quilómetros de distância do ponto de partida", disse o Ministério de Defesa em comunicado.
O lançamento foi realizado cerca das 09h40 (01h40 em Lisboa), a partir da província norte-coreana de Pyongyang Norte, segundo informação avançada pelo comando conjunto das forças armadas sul-coreanas, citado pelas agências internacionais.
O Presidente norte-americano, Donald Trump, já reagiu na rede de mensagens instantâneas Twitter, questionando se o líder norte-coreano "não tem nada melhor para fazer na vida?". Trump instou a China a endurecer a posição em relação à Coreia do Norte.
O regime norte-coreano tem aumentado nos meses mais recentes os testes com mísseis balísticos e pretende construir mísseis nucleares que possam alcançar território norte-americano, um registo que segundo os especialistas ainda permanece longínquo.

Fonte: Lusa
Foto: KCNA KCNA/Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário